Concurso

Olha à tua volta, ouve as pessoas e escreve. A melhor reportagem será escolhida em Fevereiro

Concurso tem dois momentos. Nos primeiros meses ocupa-se da reportagem, depois desafia os alunos do 9.º ao 12.º ano a fazer entrevistas.

educacao-media,publico-escola,
Foto

Textos até 1000 palavras e no máximo três imagens. “Jornalistas em Rede” é como se chama este novo concurso, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares e pelo PÚBLICO na Escola, para estimular nos jovens o gosto pela produção escrita de dois géneros jornalísticos: a reportagem e a entrevista.

Os alunos do 9.º ao 12.º ano podem concorrer com trabalhos em ambos os registos, terão é de fazê-lo em alturas diferentes. O concurso decorre em dois momentos. O primeiro, de 25 de outubro a 7 de fevereiro, ocupa-se da reportagem; no segundo, entre 7 de fevereiro e 16 de maio, são enviadas as entrevistas (consultar regras de participação) E porque neste momento já estão abertas as candidaturas para as reportagens, é por elas que começamos. Desde logo, ajudando a perceber como se faz uma reportagem. É o que explica, neste vídeo, o jornalista do PÚBLICO Marco Vaza:

“Temos de ir para o terreno, temos de ir falar com pessoas, fazer perguntas, ver coisas.” Sem isso, não há reportagem.

No concurso “Jornalistas em Rede”, o júri valorizará a criatividade e a ligação à atualidade, bem como a perspetiva crítica, o respeito pelas marcas do género jornalístico e a qualidade, correção e criatividade no uso da língua portuguesa.

Os textos podem ser elaborados em vários contextos: biblioteca escolar, jornal escolar, projeto de flexibilidade curricular, clube, área curricular, entre outros. A submissão dos trabalhos é formalizada pelo professor bibliotecário, através do preenchimento de um formulário.

“Jornalistas em Rede” insere-se numa parceria entre o PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), apresentada, no dia 25 de outubro, num programa no Ao Vivo do PÚBLICO: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”. Para além do concurso promotor da escrita de reportagens e entrevistas, a iniciativa desafia também, todos os meses, os alunos a escrever textos de opinião, tendo como ponto de partidas trabalhos do PÚBLICO que lhes chamem a atenção — “Isto também é comigo” é mensal e destina-se igualmente a estudantes do 9.º ao 12.ºano.