Texto de opinião

Leonor Antunes, de Torres Vedras, é a vencedora da edição de Novembro do concurso “Isto também é comigo!”

Estudantes do 9.º ao 12.º ano podem participar, todos os meses, com textos de opinião inspirados em trabalhos do PÚBLICO.

educacao-media,aprender-publico,publico-escola,
Foto
A importância de ouvir o que os jovens têm a dizer é o tema do texto vencedor Nuno Ferreira Santos

Este mês, a boa notícia vai para Torres Vedras: Leonor Antunes, aluna do 11.º ano no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, venceu a edição de novembro do concurso “Isto também é comigo!”, promovido pelo PÚBLICO na Escola e pela Rede de Bibliotecas Escolares. O texto de opinião premiado, que aqui publicamos, tem como título: “Sim, as nossas opiniões contam”. E explica porquê.

O concurso “Isto também é comigo!” insere-se numa parceria entre o PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Tem como destinatários alunos do 9.º ao 12.º ano, desafiados a escrever um texto de opinião a propósito de um trabalho do jornal PÚBLICO (Leonor Antunes opinou sobre este, no P3). O regulamento do concurso está disponível online.

Foto

Em cada mês, o estudante vencedor recebe uma coleção de livros do PÚBLICO e vê o seu texto publicado nas plataformas digitais do PÚBLICO na Escola e da RBE e respetivas redes sociais. À escola é oferecida uma assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros para a biblioteca.

Integram o júri do concurso: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Joana Amaral, aluna do 12.º ano na Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.

Um outro concurso, “Jornalistas em Rede”, está também a decorrer neste ano letivo, no âmbito da mesma iniciativa conjunta, apresentada, no final de outubro, num programa no Ao Vivo do PÚBLICO: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”.