CONCURSO “ISTO TAMBÉM É COMIGO!”

“Supremacia branca: até quando?” A questão deu a vitória a Mariana Varela, aluna do 11.º ano

Guerra na Ucrânia volta a ser o tema que motiva a reflexão premiada. Iniciativa destina-se a estudantes do 9.º ao 12.º ano.

educacao-media,aprender-publico,publico-escola,
Foto
Refugiados a fugir da guerra, na zona da fronteira da Ucrânia com a Moldávia Miguel Manso

“A NATO surgiu para proteger pessoas ‘civilizadas’. Isto significa brancos”. Com este título, a notícia captou a atenção de Mariana Varela, aluna do 11.º ano no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras. É ela a vencedora da edição de abril do concurso “Isto também é comigo!”, no qual participou com o texto de opinião que aqui publicamos:

Na penúltima edição o presente ano ano letivo, o concurso volta a ter como vencedora uma aluna do agrupamento que já se destacara, com duas vitórias, na altura do arranque da iniciativa: AE Henriques Nogueira, em Torres Vedras. Desta vez, o texto motivador da opinião premiada pelo júri foi dado a conhecer pelo P3, num exclusivo PÚBLICO/The Washington Post.

O PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) distinguem, todos os meses, um texto de opinião, da autoria de estudantes do 9.º ao 12.º ano, tendo como ponto de partida um trabalho do PÚBLICO. Os prémios incluem uma coleção de livros do PÚBLICO e — para a biblioteca — uma assinatura anual do jornal. O vencedor da última edição do ano letivo 2021-22 será anunciado no dia 24 de junho.

Os trabalhos submetidos ao concurso “Isto também é comigo!” são apreciados por um júri composto por: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Cristina Lin e Joana Amaral, alunas da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.