A NATO surgiu para proteger pessoas “civilizadas”. Isto significa brancos

A invasão da Ucrânia e a consequente empatia de vários países face ao povo ucraniano levantam questões relacionadas com a branquitude. Aqui estão quatro exemplos históricos que ilustram como a raça sempre importou quando se fala sobre a NATO e o conceito da civilização ocidental.

Foto
Refugiados ucranianos abraçam-se numa estação EPA/MARTIN DIVISEK

Assistir à invasão da Ucrânia tem sido aterrador. No início do conflito, alguns observadores expressaram repetidamente a ideia de que a invasão da Ucrânia é especialmente horrenda visto que, como disse o repórter da CBS, Charlie D’Agata, que esteve em Kiev: “Este não é, com todo o respeito, um lugar como o Iraque ou o Afeganistão, que tem assistido a conflitos há décadas. É uma cidade – tenho de escolher as palavras cuidadosamente –relativamente civilizada, relativamente europeia.” (Mais tarde, D’Agata publicou um pedido de desculpas.)

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários