Militantes tentam antecipar eleições no PSD-Porto

Provedor da Santa Casa da Misericórdia é o primeiro subscritor de uma carta escrita ao presidente da distrital do partido.

Foto
António Tavares é o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto NFACTOS/FERNANDO VELUDO

Um grupo de figuras do PSD defende a realização de eleições para a comissão política distrital do Porto ainda em 2016, porque entende que a gestão do processo das eleições autárquicas deve ser feita por uma nova equipa, e não pela actual cujo mandato termina no final do ano. Alegam que Virgílio Macedo, actual presidente, não pode recandidatar-se a mais nenhum mandato e que “manda o bom senso que seja uma nova liderança a acompanhar o processo eleitoral”.

“O mandato é de dois anos e não queremos que uma estrutura distrital que perca a sua legitimidade democrática conduza o processo autárquico. É uma questão de bom senso”, afirma o líder da concelhia do PSD-Porto, Miguel Seabra, lembrando que o processo autárquico vai iniciar-se em Outubro.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, é o primeiro subscritor de uma carta que um grupo de sociais-democratas escreveu há dias ao actual líder da distrital, a apelar a Virgílio Macedo que reflicta sobre as ”vantagens de o próximo processo eleitoral autárquico ser lançado, preparado e gerido por uma equipa que estará legitimada para esse efeito”.

Ao que o PÚBLICO conseguiu saber, além de António Tavares, que tem responsabilidades na distrital, subscrevem a carta representantes de várias estruturas do partido: Miguel Seabra, presidente da concelhia do PSD-Porto; António Rocha, conselheiro nacional do partido (secção de Gaia); Afonso Oliveira, ex-deputado e presidente da mesa da secção da Póvoa de Varzim; Leonel Vieira, vereador da Câmara de Lousada  e ex-líder da concelhia; Nuno Sá Costa, líder da concelhia de Baião; Rui Quelha (da secção de Gondomar), ex-vereador da Câmara do Porto; e José António Barbosa, arquitecto e vice-presidente do PSD de Matosinhos (um dos nomes falados para disputar as eleições autárquicas em Matosinhos), estão entre os signatários. 

O líder actual da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Gaia e o seu antecessor, Ricardo Bessa e Pedro Sousa, também subscrevem a carta.

“Não faz sentido que seja a actual equipa distrital a lançar o processo eleitoral e que a campanha eleitoral seja depois preparada pela nova comissão política distrital, entretanto, eleita. O processo tem de ser único”, afirma o deputado Paulo Rios, um dos mentores da carta. “Foi feito um pedido para que houvesse da parte da comissão política distrital e da assembleia distrital uma reflexão no sentido de deixar que seja a nova direcção a trata do dossiê das autárquicas”, revela o deputado Paulo Rios, frisando que “esta iniciativa não é contra ninguém”. “Trata-se de uma carta serena e muito responsável”, acrescenta.

Leonel Vieira explica que subscreveu a carta com o objectivo de alertar os órgãos distritais para a questão das autárquicas. “Faz todo o sentido que seja a nova distrital a liderar e a escolher as equipas autárquicas”, reforça o vereador da Câmara de Lousada, sublinhando que “nada” o move contra distrital.” Faz todo o sentido que seja a mesma comissão política a liderar do princípio ao fim do processo eleitoral do próximo ano”.

O PÚBLICO contactou o presidente da distrital, mas até à hora do fecho desta edição, Virgílio Macedo não se mostrou disponível.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários