Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
França suspendeu a emissão de vistos para cidadãos do Mali, Burkina Faso e Níger por motivos de segurança. Mas há quem veja vingança colonialista contra países que entraram em choque com Paris.
Embaixadora da cultura tuaregue pelo mundo, a banda actua por estes dias em Lisboa e nas Caldas da Rainha. Música de celebração, enquanto o país vive dias de tumulto.
Segundo o Le Monde, as conversações não estão a ser mantidas com os líderes do golpe, mas com oficiais regulares do exército com os quais a França coopera há muito tempo.
Espaço aéreo do país africano estava encerrado desde o início de Agosto. CEDEAO propõe período de transição democrática de nove meses.
Junta militar que tomou o poder no final de Julho exigiu a saída do embaixador francês no país, mas o diplomata manteve-se no seu posto.
Junta militar do Níger anunciou esta sexta-feira que os embaixadores de França, Alemanha, EUA e Nigéria têm até ao final de domingo para deixar o país. Paris não reconhece autoridade aos golpistas.
Ex-comandante da Guarda Presidencial nigerina avisou países da África ocidental que, se lançarem um ataque, não terão a “vitória fácil em que algumas pessoas acreditam”.
A posição estratégica do Níger no Sahel causa alarme em Paris e Washington. EUA têm como prioridade salvar a base de Agadez e evitar deslizamento da junta golpista para o Wagner.
Os chefes militares da África Ocidental estiveram dois dias reunidos para dizer que está tudo definido para o uso da força, mas a organização e os EUA enviaram missões para negociar a paz.
Para permitir notificações, siga as instruções: