Quais são os seis países em que a fecundidade continuará em alta em 2100?

Daqui a quase oito décadas, não haverá bebés para substituir as gerações anteriores. Mas há seis países excepcionais nesta matéria. Índice actual elevado explica tendência que pode mudar no futuro.

Foto
Os conflitos no Chade, o país com mais filhos por mulher, têm sido uma marca dos últimos 20 anos, com várias crianças deslocadas pela guerra Emmanuel Braun/REUTERS
Ouça este artigo
00:00
08:45

Não é uma novidade. O índice de fecundidade é baixo há décadas, sobretudo nos países mais ricos, e isso impede a substituição das gerações anteriores – só possível com o rácio de 2,1 filhos por mulher repetidamente mencionado. No entanto, essa quebra não é totalmente negativa. A estagnação ou quebra na população mundial terá de ser acompanhada por uma aposta no envelhecimento saudável, no aumento da produtividade e na sustentabilidade, advertem demógrafas ouvidas pelo PÚBLICO. Mas, entre todos os países, há seis que, segundo um estudo recente publicado na The Lancet, irão manter-se à tona desta marca dos 2,1 filhos por mulher: Chade, Níger, Samoa, Somália, Tajiquistão e Tonga.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários