Míssil russo viola espaço aéreo da Polónia durante ataque na região de Lviv

Rússia lançou ataque contra infra-estruturas de energia no Oeste da Ucrânia e bombardeou Kiev. Míssil de cruzeiro russo sobrevoou território polaco durante 39 segundos.

Foto
Os destroços de um míssil de cruzeiro Kh-55 abatido foram encontrados num parque de Kiev SERGEY DOLZHENKO/EPA
Ouça este artigo
00:00
02:37

A Rússia lançou este domingo um ataque aéreo de grande envergadura contra infra-estruturas energéticas na região de Lviv, no Oeste da Ucrânia, que levou um míssil de cruzeiro russo a sobrevoar brevemente o espaço aéreo da Polónia.

Moscovo utilizou 57 mísseis e drones numa série de ataques que também tiveram como alvo a capital Kiev, dois dias depois do maior bombardeamento aéreo ao sistema energético ucraniano em mais de dois anos de guerra.

“Há explosões na capital, a defesa antiaérea funciona. Não abandonem os refúgios”, escreveu o autarca de Kiev, Vitali Klichko, no Telegram. Segundo a administração militar, os sistemas de defesa antiaérea conseguiram repelir os ataques.

No ataque à região de Lviv, a Rússia terá utilizado mísseis hipersónicos Kinzhal, que são mais difíceis de abater, afirmou o governador regional, Maksym Kozytskyi, que não identificou as instalações que foram atingidas. O Ministério da Energia reportou um incêndio numa central eléctrica que causou um corte de energia.

Segundo a força aérea ucraniana, foram destruídos 18 dos 29 mísseis russos e 25 dos 28 drones de ataque.

O Ministério da Energia informou ainda que a Ucrânia, que tem vindo a exportar energia nas últimas semanas, aumentou drasticamente as importações de energia e suspendeu as exportações este domingo, após os ataques de sexta-feira, que deixaram mais de um milhão de ucranianos sem electricidade.

Em Kiev, foram ouvidas várias explosões durante a madrugada. O chefe da administração militar da capital ucraniana, Serhiy Popko, afirmou que as defesas antiaéreas destruíram cerca de uma dúzia de mísseis, num ataque que causou apenas danos menores. Os destroços de um míssil de cruzeiro Kh-55 abatido foram encontrados num parque de Kiev, segundo as autoridades.

Durante o ataque na região de Lviv, um míssil de cruzeiro violou brevemente o espaço aéreo da Polónia, segundo as forças armadas polacas.

“O objecto entrou no espaço aéreo polaco perto da cidade de Oserdow e aí permaneceu durante 39 segundos”, informou o comando operacional das forças armadas polacas através da rede social X. “Durante todo o voo, foi observado por sistemas de radar militares”, acrescentou.

O porta-voz do Exército polaco, Jacek Goryszewski, disse aos jornalistas que o míssil percorreu cerca de 2 km no espaço aéreo polaco antes de voltar a entrar na Ucrânia. Varsóvia já fez saber que iria exigir uma explicação de Moscovo.

Um incidente semelhante aconteceu em Dezembro quando um míssil russo entrou no espaço aéreo polaco e o abandonou “alguns minutos depois em direcção à Ucrânia”.

Em Novembro de 2022 um míssil ucraniano caiu na aldeia polaca de Przewodow, perto da fronteira com a Ucrânia, matando dois civis.

Sugerir correcção
Ler 21 comentários