De Kali Uchis a Bad Bunny, o espanhol está cada vez mais presente e é o futuro da pop

O inglês foi a língua franca da pop global. Agora, o artista mais ouvido do mundo fala espanhol. Bad Bunny não é um fenómeno isolado. Orquídeas, de Kali Uchis, é um novo caso de estudo.

Foto
Kali Uchis no festival Coachella, na Califórnia, em 2023. Orquídeas, o seu quarto álbum, e o segundo na língua paterna, é um triunfo Scott Dudelson/Getty Images for Coachella

Kali Uchis não podia gravar um álbum em espanhol. De acordo com a norte-americana, mas filha de um colombiano, o contrato assinado com a Universal garantia que o idioma que cresceu a ouvir o pai falar teria de ser uma excepção, nunca a regra, na sua música. Para conseguir lançar Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios), o seu segundo álbum, quase todo em espanhol, teve de contratar um advogado. A editora acabou por aceitar distribuir o disco, porém abdicou de o promover. Até que uma das canções, Telepatía, se tornou viral no TikTok. Ainda hoje é o seu maior êxito.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários