O bolsonarismo reina entre as polícias e isso facilitou a insurreição de Brasília

O ex-secretário de Segurança do Distrito Federal recebeu ordem de prisão por causa da inacção da Polícia Militar. Há “um caldo de cultura” que deve ser neutralizado.

Foto
A Polícia Militar foi acusada de inacção durante os tumultos de bolsonaristas em Brasília Reuters/UESLEI MARCELINO

São Paulo e Brasília estão separadas por mais de mil quilómetros, mas foi na maior cidade brasileira que ocorreu um incidente que ajuda a explicar parte dos acontecimentos do último domingo na capital federal. Foi em Agosto de 2021 que o então comandante da Polícia Militar (PM) de São Paulo, o coronel Aleksander Lacerda, foi afastado da chefia da corporação depois de ter feito várias publicações nas redes sociais em que desferia ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF), ecoando muitas das injúrias que o então Presidente Jair Bolsonaro direccionava aos juízes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 21 comentários