Zelensky acusa Rússia de “matar por prazer” em Kherson

Presidente ucraniano partilhou imagens de um ataque neste sábado através da rede Telegram e disse que o bombardeamento fez pelo menos cinco mortos e 35 feridos.

Foto
O Presidente ucraniano partilhou imagens do ataque Reuters/UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SER

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de ter lançado um ataque contra a cidade ucraniana de Kherson, neste sábado, "por puro prazer de matar". Segundo Zelensky, o ataque russo fez pelo menos cinco mortos e feriu outras 35 pessoas.

Zelensky partilhou fotografias do local do ataque através da sua conta na aplicação de mensagens Telegram. Nas imagens vêem-se carros em chamas, janelas estilhaçadas e o que parecem ser corpos espalhados na rua.

"Muito provavelmente, as redes sociais vão marcar estas imagens como 'material sensível'. Mas não se trata de material sensível — é a vida real dos ucranianos na Ucrânia", disse Zelensky. "Não são instalações militares. É o terror, é matar por prazer e para intimidar."

A cidade de Kherson — a única capital regional conquistada pela Rússia desde o início da invasão, a 24 de Fevereiro — foi reconquistada pelo Exército ucraniano em Novembro. Desde essa altura, Kiev acusa Moscovo de bombardear a cidade a partir da outra margem do rio Dnipro.

Kyrylo Tymoshenko, um conselheiro do Presidente ucraniano, disse que 16 dos 35 feridos no ataque russo contra Kherson estão em estado considerado crítico.

Sugerir correcção
Comentar