A vitória que alimenta as esperanças democratas no Senado

A dura campanha de John Fetterman, o candidato da Pensilvânia que “não tem apoiantes, mas fãs”, culminou com uma doce vitória contra o Dr. Oz, o médico da televisão escolhido a dedo por Donald Trump.

Foto
Fetterman, de 53 anos, depois da vitória QUINN GLABICKI/Reuters

Para saber que partido vai ter a maioria no Senado dos Estados Unidos depois das eleições de terça-feira pode ser preciso esperar algum tempo. Mas a avaliar pelos comentários de alguns especialistas, é muito provável que os democratas mantenham o controlo da câmara alta do Congresso: “Esta é uma vitória obrigatória. Se vencermos na Pensilvânia conquistaremos a maioria”, afirmara antes do voto, citado pela CNN, Steven Law, presidente do “super-PAC” republicano do Senado. “A vitória de [John] Fetterman faz com que seja quase impossível que os republicanos cheguem à maioria. A Pensilvânia era a barreira”, disse esta quarta-feira, ao mesmo canal, Mike Mikus, estratega democrata sedeado em Pittsburgh.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários