Caça russo cai em bairro residencial de cidade da Rússia perto da fronteira

Avião estaria a realizar um voo de treino quando se despenhou na cidade russa de Ieisk, nas margens do mar de Azov, a sul da Ucrânia. Pelo menos quatro pessoas morreram e 25 ficaram feridas.

Foto
Avião despenhou-se num bairro habitacional da cidade russa de Ieisk Reuters/STRINGER

Um avião militar russo despenhou-se num bairro residencial da cidade de Ieisk, nas margens do mar de Azov, perto da Ucrânia, segundo o Ministério da Defesa do país, citado pelas agências russas.

As autoridades russas avançaram que ambos os tripulantes escaparam em segurança, mas o avião caiu numa área residencial, causando um incêndio quando toneladas de combustível explodiram no impacto.

“O local da queda do Sukhoi Su-34 foi um bairro de uma área residencial e o combustível do avião incendiou-se”, informou o ministério.

Pelo menos quatro pessoas morreram e 25 ficaram feridas. Segundo a vice-governadora da região de Krasnodar, Anna Minkova, dez pessoas foram levadas para o hospital por inalação de fumo. A par disto, seis pessoas estão desaparecidas, acrescenta a agência RIA.

As imagens divulgadas nas redes sociais por testemunhas da queda mostram uma grande bola de fogo a irromper de um edifício de nove andares. As autoridades locais, citadas pela Interfax, avançaram que cinco andares do prédio atingido ficaram em chamas.

O embate danificou 17 apartamentos, declarou o governador regional, Veniamin Kondratiev, acrescentando que os serviços de emergência estavam a trabalhar para apagar o incêndio.

Entretanto, a Rússia anunciou que foi lançada uma investigação para apurar as causas do incidente e o Presidente Vladimir Putin ordenou “toda a assistência necessária às vítimas”, avança a agência TASS.

O Sukhoi Su-34 é um caça-bombardeiro supersónico de médio alcance. Segundo a agência RIA, ter-se-á despenhado durante um voo de treino.

"A 17 de Outubro de 2022, ao descolar para efectuar um voo de treino do aeródromo militar do Distrito Militar do Sul, um avião Su-34 despenhou-se”, declarou o ministério da Defesa russo, acrescentando que o acidente foi provocado depois de “um dos motores ter pegado fogo durante a descolagem”.

A cidade de Ieisk está localizada junto ao Mar de Azov, em frente à cidade ucraniana de Mariupol, devastada por bombardeamentos e um longo cerco nos primeiros meses da ofensiva russa.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários