Scott Reynolds Nelson: “Com Putin, vemos de novo o antigo império russo obcecado sobre como se vai alimentar”

As Guerras do Trigo — Uma História Geopolítica dos Cereais (ed. Zigurate) foi escrito antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, mas a história que conta, com milhares de anos, ajuda-nos a compreender o que se passa actualmente naquela região do mundo e o que preocupa Putin.

Foto
O trigo é um alimento da fome, diz o historiador norte-americano; é a última coisa que as pessoas vão parar de consumir Peter Turnley/Corbis/VCG via Getty Images

“Hoje, tal como no passado, o trigo continua a determinar guerras e revoluções”, lê-se na capa do livro do historiador norte-americano Scott Reynolds Nelson, que acaba de chegar às livrarias. Ao Ípsilon, o autor fala da sua “obsessão” com a história do comércio de cereais, explica como, em grande parte, o poder do mundo assenta sobre eles e assegura que o Presidente russo, Vladimir Putin, tem isso em mente quando ordena aos seus tanques que avancem sobre a Ucrânia. “Para compreender o mundo é preciso compreender de onde vem a comida.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 31 comentários