Medida da creche gratuita “deixa de fora grande parte das crianças”, diz associação. Ministério não revela quantas

Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular diz que em algumas zonas do país não há vagas suficientes nas creches do sector social para todas as crianças e que as famílias mais desfavorecidas sairão prejudicadas. Ministério do Trabalho não esclarece quantas crianças vão ficar de fora.

Foto
São abrangidas as crianças que nasceram a partir do dia 1 de Setembro de 2021 e que frequentem o sector social, em regime de creche ou amas Anna Costa

Telma Carneiro nunca conseguiu uma vaga para os filhos numa creche do sector social. Da primeira vez que tentou, só recebeu a chamada a avisar que teria um lugar quando a filha já tinha mais de três anos e já frequentava o pré-escolar. Com o segundo filho o problema repetiu-se. “Inscrevi-o em várias IPSS e sempre me disseram que não havia vagas, que a lista de espera era muito grande e que teria de aguardar o contacto, que nunca chegou”, conta ao PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários