Acordo político à vista para o sexto pacote de sanções da UE contra a Rússia

Comissão apresentou nova solução para o embargo às exportações de petróleo que mantém para já o abastecimento da Hungria através do oleoduto de Druzhba. Negociações e contactos intensificaram-se antes da chegada dos líderes para reunião extraordinária do Conselho Europeu.

Foto
O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, conversam com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán Johanna Geron/REUTERS

O forte impacto que a guerra de agressão da Rússia na Ucrânia está ter sobre o funcionamento dos mercados globais e os preços, seja da energia, seja da alimentação, foi a principal razão que levou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a convocar os chefes de Estado e de governo da União Europeia para uma reunião extraordinária em Bruxelas, três semanas antes da sua habitual cimeira de Junho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários