Guerra na Ucrânia hoje: o que precisa de saber

A Rússia nega pretender pôr fim à guerra na Ucrânia a 9 de Maio, quando se celebra o Dia da Vitória, apesar de analistas preverem o fim do conflito nessa data. A Hungria continua a opor-se a qualquer embargo da União Europeia às importações de petróleo e gás russos, mas a Comissão Europeia pondera oferecer-lhe “uma isenção ou um longo período de transição”, assim como à Eslováquia. Um artigo em actualização ao longo do dia.

Foto
Sepulturas na cidade de Mariupol Reuters/ALEXANDER ERMOCHENKO

▶ O ministro dos Negócios Estrangeiros russo negou que o país pretenda pôr fim à guerra na Ucrânia a 9 de Maio, quando se celebra o Dia da Vitória, apesar de analistas preverem o fim do conflito nessa data.

▶ Um combatente ucraniano que está encurralado na cidade de Mariupol disse à Reuters que pelo menos 200 civis ainda estão presos dentro de bunkers na fábrica Azovstal, mas que os soldados não têm os meios necessários para os retirar, por estarem bloqueados por escombros. Hoje não foram retirados civis da cidade.

▶ A Hungria continua a opor-se a qualquer embargo da União Europeia às importações de petróleo e gás russos, disse o porta-voz do governo, Zoltan Kovacs. A Comissão Europeia, que deverá finalizar o sexto pacote de sanções da UE contra a Rússia na terça-feira, disse que está a ponderar oferecer “uma isenção ou um longo período de transição” à Hungria e à Eslováquia.

▶ O Governo israelita condenou as declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, que sugeriu que Adolf Hitler teria “sangue judeu" para apoiar a tese de que a Ucrânia é controlada por um regime neonazi.​

▶ Um ataque russo com rockets atingiu a cidade portuária de Odessa, no sudoeste da Ucrânia, provocando a morte de uma criança e ferindo outra. Também uma ponte da cidade foi atingida por um míssil russo, que tinha uma grande importância estratégica por fornecer a única ligação rodoviária e ferroviária para uma grande parte da região, disse o porta-voz da administração regional de Odessa.

▶ As tropas ucranianas dizem ter reconquistado vários territórios a norte e leste de Kharkiv. Segundo um alto funcionário da Defesa dos EUA, nas últimas 24 horas, as tropas ucranianas empurraram a ofensiva russa 40 quilómetros para o leste de Kharkiv.

▶ A Finlândia vai decidir uma possível candidatura de adesão à NATO no dia 12 de Maio, segundo noticiou o jornal finlandês Iltalehti, no domingo.

▶ A Ucrânia pode perder dezenas de milhões de toneladas de grãos de cereais devido ao bloqueio russo dos portos ucranianos no Mar Negro, desencadeando uma crise alimentar que afectará a Europa, Ásia e África, avisou o Presidente Volodymyr Zelensky.

▶ A guerra já causou a morte de mais de três mil civis na Ucrânia e fez 5,5 milhões de deslocados, segundo a ONU.

Sugerir correcção
Comentar