Advogados e notários com ajudas gratuitas a ucranianos

Ordem dos Advogados oferece consultas jurídicas e Ordem dos Notários também tem serviço pro bono.

Foto
Refugiados ucranianos na fronteira com a Roménia EPA/ROBERT GHEMENT

A Ordem dos Advogados disponibilizou consultas gratuitas aos cidadãos ucranianos: o Conselho Regional de Lisboa referiu em comunicado que as consultas jurídicas podem ser feitas por telefone ou email e podem ter como motivo a ajuda ao repatriamento, ao reagrupamento de família dos membros e agregados familiares afectados pela guerra ou apoio na elaboração e envio de autorizações de saída de menores do território, acrescentam. Este domingo de manhã, o bastonário da OA, Luís Menezes Leitão, informou que está a articular e a transmitir a ajuda da disponibilidade à Embaixada da Ucrânia e à Associação Nacional dos Advogados da Ucrânia, e solicita que os profissionais que estão a oferecer ajuda legal contactem a ordem, através do endereço cons.geral@cg.oa.pt.

Na mensagem enviada à imprensa o Conselho de Lisboa fornece um endereço para os advogados que queiram juntar-se, respeito.advocacia@crlisboa.org, para o qual poderão enviar os dados profissionais e contactos. “Na defesa intransigente dos direitos humanos e porque suas são as armas da sabedoria e do conhecimento os advogados dirão sempre: presentes!”, afirma o comunicado. Já Menezes Leitão afirma “que as manifestações que nas últimas horas têm surgido de vários advogados que querem apoiar os cidadãos ucranianos, dentro e fora de Portugal, é uma atitude generosa que honra a tradição dos advogados e da sua Ordem na defesa dos mais vulneráveis”.

Também a Ordem dos Notários disponibilizou um serviço gratuito para cidadãos ucranianos com filhos menores que precisem de enviar autorizações de viagem para a Ucrânia, através do telefone 210547459 ou do email ucrania@notarios.pt.

Notícia actualizada às 11h56 com declarações de Ordem dos Advogados e bastonário

Sugerir correcção
Comentar