Ricardo Paes Mamede é a escolha de três sindicatos para representante na gestão da TAP

Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos e Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal vão propor o nome de Ricardo Paes Mamede, mas o economista não tem o apoio de todos os representantes dos trabalhadores.

Foto
Economista Ricardo Paes Mamede foi a escolha do SNPVAC, SITAVA e STTAMP Miguel Manso

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) e o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP) querem que seja o economista Ricardo Paes Mamede a representar os trabalhadores no conselho de administração da TAP.

Em comunicado, onde dá conta da personalidade escolhida, o SNPVAC diz que a opção “reúne o consenso de outros sindicatos”, sem identificar mais nenhum além do SITAVA, mas também refere que a unanimidade entre todas as estruturas representantes dos trabalhadores “não foi possível”.

Um dos sindicatos que não aderiu a esta escolha foi o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), por considerar, segundo as informações recolhidas pelo PÚBLICO, que o processo de escolha devia ter sido conduzido pela comissão de trabalhadores de forma a agregar todas as estruturas sindicais. No entanto, o SPAC não deverá apresentar uma opção alternativa.

A iniciativa destes sindicatos, que agendaram para esta sexta-feira uma conferência de imprensa na qual Ricardo Paes Mamede também estará presente, surge na sequência do anúncio, por parte do ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, de colocar na nova administração da companhia uma personalidade que represente os trabalhadores.

A 21 de Maio, Pedro Nuno Santos afirmou que a eleição de um representante dos trabalhadores era a melhor forma de estes acompanharem “os sucessos e dificuldades” da companhia aérea. Para o ministro, “os trabalhadores devem estar representados” na administração visto que “são uma parte determinante do sucesso de uma empresa”.

Para o SNPVAC, esta é “uma oportunidade inédita na história da TAP”. “Ter um representante no conselho de administração é uma possibilidade que importa firmar”, destacou o sindicato, afirmando que “esta iniciativa pode representar uma nova fase no reconhecimento dos trabalhadores junto da administração”. A votação vai decorrer a 3 de Junho, na intranet da TAP. Cada trabalhador terá direito a um voto.

Sobre a escolha de Ricardo Paes Mamede, o SNPVAC sublinha que este “tem um vasto curriculum académico na área da economia e sempre assumiu a defesa das empresas públicas, assim como dos seus trabalhadores”.

Professor associado de economia política no ISCTE e membro do Conselho Económico e Social, Ricardo Paes Mamede “demonstrou publicamente uma posição de defesa da importância estratégica da TAP na economia nacional”, “desde o início do processo de reestruturação” da transportadora aérea, destaca o SNPVAC.

Sugerir correcção
Comentar