Os especuladores não são presos, “o que nos leva à ideia de que o crime compensa”

Pedro Portugal Gaspar, que está à frente da ASAE desde finais de 2013, admite que nem sempre tem dinheiro para comprar reagentes para o laboratório, numa altura em que a actuação deste organismo pode vir a assumir especial protagonismo por via da pandemia.

Foto
"Desencadeámos desde meados do mês passado 12 processos-crime por especulação. Ainda é cedo para saber se o Ministério Público os validou." Nuno Ferreira Santos

Numa das suas últimas acções inspectivas a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontrou álcool gel cujo preço subiu de 25 para 150 euros (não foi divulgada a quantidade de desinfectante de cada frasco)Porém, não é expectável que os operadores económicos que se têm aproveitado do contexto criado pela covid-19 venham a ser punidos com severidade por especulação, explica Pedro Portugal Gaspar, que está à frente deste organismo: os tribunais têm sido brandos nestas situações.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários