Amoreiras abre miradouro 360º sobre Lisboa

Nova atracção garante boas vistas a partir do 18.º andar da torre 1 do centro comercial. A entrada custa cinco euros

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Aí estão as novas vistas da capital: é pôr os olhos no Miradouro Amoreiras 360º Panoramic View, o mais recente portal de boas vistas aéreas para Lisboa, um projecto para atrair mais visitantes e mais turistas a um centro comercial que, aos 31 anos, é também um ícone alfacinha.

O novo miradouro fica na torre 1, no 18.º andar, sendo o acesso é feito pelo "shopping" (elevador no 2.º piso com acesso directo). Para ter acesso a esta vista panorâmica para quase toda a cidade, a 174 metros, há que pagar bilhete: cinco euros (para visitantes com mais de 12 anos, mas há outros preços). Na plataforma encontram-se lunetas de longo alcance de focagem e mapas informativos sobre os pontos históricos, sendo que cada visita tem a duração máxima de 15 minutos.

O centro comercial apresenta esta nova iniciativa como “o seu maior segredo” e promete-se “uma vista única sobre Lisboa, onde é possível ver as suas colinas, o casario, o Tejo, diversos monumentos, Monsanto e muitos outros pontos de interesse”. “O alcance do olhar é o limite”, resumem. Já a meta é ambiciosa: “mudar o mapa turístico da cidade e tornar-se um foco de atracção para os milhares de turistas que visitam a capital”.

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O turismo de lojas é um nicho turístico em crescimento e o próprio Amoreiras Shopping mostra números que o comprovam: com visitas anuais de cerca de dez milhões de pessoas, os turistas serão responsáveis, segundo dados do centro, por cerca de 7% das vendas — sendo que os cidadãos chineses representarão perto de 50% deste contingente. O projecto de abrir um miradouro tendo como alvos directos os turistas estrangeiros já á antigo. O director-geral do shopping, Nelson Leite, já tinha referido ao PÚBLICO que "o Amoreiras foi pensado como um complexo, que inclui habitação, escritórios e comércio". "Era essa a grande visão, quando foi construído [as obras arrancaram em 1981]. Faltava-nos agora, para dinamizar o centro, a aposta noutro segmento, o do turismo", disse. E aí está o que chamava um "atractivo diferenciador".

A aposta é realmente cirúrgica, incluindo um site oficial, bem apetrechado, cheio de informações e imagens e, claro, com versão internacional, além de presença nas redes sociais.

Com este novo “monumento das vistas”, é de esperar que o shopping desenhado por Tomás Taveira, com as suas 200 lojas, 50 restaurantes e sete cinemas, se torne, ainda mais, uma verdadeira meca turística.

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