Arte urbana em Lisboa: os artistas têm uma loja e a loja tem os artistas

Underdogs Public Art Store // Montana Lisboa é a nova loja no Cais do Sodré, em Lisboa, que junta o trabalho dos artistas e os materiais para as suas obras

Foto
Rita Paiva

Miguel Negretti e Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils, são amigos há imenso tempo. Os dois sempre alimentaram um especial gosto pela arte urbana e trilharam caminhos muito semelhantes desde o início desta amizade, mas a verdade é que, como reconhece Miguel Negretti ao P3, as semelhanças nunca os tinham reunido "na mesma direcção". Até agora.

E o que é que acontece quando os dois misturam amizade e arte urbana? Como não poderia deixar de ser, a loja Underdogs Public Art Store // Montana Lisboa, aberta desde 5 de Março, no Cais Sodré, em Lisboa, é o melhor resultado dessa "reunião".

Com o melhor dos dois mundos — de um lado o rio Tejo e uma esplanada invejável e do outro o reboliço da cidade —, a loja-cafetaria junta outros dois mundos que, a bem dizer, são um só: a arte da Underdogs e a loja de materiais Montana Lisboa. "O objectivo é que o nosso espaço seja multidisciplinar. Queremos promover as diferentes artes que juntamos aqui, desenvolvendo várias linguagens, não só para os artistas, mas para todos", conta Marina Rei, relações públicas da Underdogs.

Foto
Rita Paiva

De um lado, a panóplia de cores das latas de tinta alinhadas. Do outro, os muitos trabalhos expostos de artistas portugueses. "Queremos que esta parede vá estando sempre em constante mudança. Que passem aqui vários trabalhos de artistas. A nossa intenção nunca é mantê-la sempre igual", revela Marina.

Foto
Rita Paiva

O projecto já estava interligado antes de ter o seu espaço físico: "O círculo já estava formado. Eu tinha o material para os artistas, o Alexandre tinha os contactos deles. O pessoal procura-nos sempre e o nosso círculo já estava criado. Nós só fizemos uma junção mais consistente", revela Miguel, responsável da Montana Lisboa, que tinha loja no Bairro Alto.

Foto
Rita Paiva

À entrada, o espaço dispõe de uma área interactiva com "art maps" de artistas como ±MAISMENOS±, Akacorleone, Sainer, Vhils, entre outros, sendo este o local onde serão mercadas as visitas guiadas pela cidade — Public Art Tours — organizadas pela Underdogs. Mais à frente, há também um canto de "merchandising" da Underdogs, bem como os livros editados pela marca.

Foto
Rita Paiva

A loja contará com actividades dinâmicas que desenvolverão não só um sentido artístico, mas também educativo, prometem. "Queremos desenvolver-nos no sentido educativo. Por isso, vamos ter um ou dois 'workshops' por mês. No fundo, queremos produzir um espaço público e rentabilizar a sustentabilidade das paredes," revela a relações públicas da Underdogs.

Como forma de dar a conhecer o espaço e o trabalho dos artistas, a loja conta com a presença de um artista residente de dois em dois meses e quem estreia esta residência é Akacorleone.

Miguel Negretti e Alexandre Farto definem o seu trabalho com duas palavras: serviço público. Um trabalho que dá a conhecer o melhor que a arte urbana pode dar a todos. As expectativas que trazem consigo são simples: "Conseguir sobreviver e evoluir todos juntos para sermos mais, melhor e com qualidade". A bem da arte urbana.

Sugerir correcção
Comentar