O 180 Creative Camp já tem uma costela italiana

O evento (que junta criadores internacionais e locais) realiza-se em Portugal desde 2012. Este ano estendeu-se até Itália até ao dia 14 de Setembro

Este ano realiza-se a quarta edição do 180 Creative Camp que depois de passar por Vila Nova de Cerveira e Abrantes viajou até Itália. Entre os dias 7 e 14 de Setembro a Península italiana de Salento recebe artistas como Mattia Epifani, Barbara Toma e Iván Bravo.

O convite partiu de Lecce “que por ser candidata a Capital Europeia da Cultura em 2019 achou que o 180 seria uma mais-valia”, contou ao P3 Luís Fernandes produtor do evento.

Se em anos anteriores o Creative Camp recebeu inúmeros artistas internacionais através de uma Open Call, este ano “o foco está em artistas italianos”. Outra das novidades, sublinha Luís Fernandes, é que este ano a organização aceitou o “desafio de trabalhar com jovens de zonas desfavorecidas da região”. São 30 jovens entre os 14 e os 18 anos “cheios de vontade de aprender”, explica, “que vão ter oportunidade de assistir a workshops de vídeo, fotografia, teatro, cinema…”.

Este evento foi criado pelo Canal 180 em 2012 e tem como objectivo “reunir durante uma semana, fora dos centros urbanos, criativos que estão separados geograficamente e que possam produzir conteúdos em conjunto”, diz o produtor. Além disto o Creative Camp visa também que se crie um registo dos trabalhos realizados e que permita a sua comunicação.

“Realizzare Eutopia” é o tema desta edição e pretende ser uma “chamada de atenção para uma Europa mais unida com foco na criação de “networks” que possibilitem novas oportunidades para os jovens das cidades italianas de Taranto, Lecce e Brindisi”, pode ler-se no site do evento.

No próximo ano o 180 Creative Camp poderá voltar a ser realizado em Portugal, em Abrantes novamente. “É um sítio muito especial para nós apesar de termos também o interesse de outras cidades europeias”, afirma Luís.

Sugerir correcção
Comentar