O universo paralelo de Quentin Tarantino

São várias as teorias sobre os filmes de Tarantino. Com a chegada de "Inglourious Basterds", em 2009, uma delas destacou-se: a do universo paralelo em que os filmes do realizador se passam

Foto
DR

O que seria da sociedade actual se a 2.ª Guerra Mundial tivesse terminado com a morte brutal de Hitler numa sala de cinema parisiense? E se todos nós acreditássemos que Hitler morreu pelas mãos dos bastardos? São estas e muitas mais as perguntas que alimentam as várias teorias sobre os filmes de Quentin Tarantino. 

Numa dessas teorias (partilhada primeiro na página online Cracked e, depois disso, de forma mais aprofundada no Reddit), os filmes do realizador passam-se num universo alternativo, pautado pela violência extrema e pela veneração da cultura pop — consequências do diferente desfecho da 2.ª Guerra Mundial. 

Para além deste universo, a teoria defende que alguns dos seus filmes se desenrolam dentro de outros filmes, isto é, são filmes que as personagens desta sociedade fictícia encontrariam nas suas salas de cinema. Presume-se que algumas personagens estejam ligadas entre si: Vincent Vega (John Travolta), de "Pulp Fiction", é irmão de Mr. Blonde aka Vic Vega (Michael Madsen), de "Reservoir Dogs" ("Cães Danados", em português); Mr. White (Harvey Keitel), de "Reservoir Dogs", trabalhou com a personagem Alabama (Patricia Arquette), de "True Romance" ("Amor à Queima Roupa"); Lee Donowitz (Saul Rubinek), produtor de cinema em "True Romance", é filho de Donny Donowitz (Eli Roth), um dos bastardos que ajudou a dar cabo de Hitler em "Inglourious Basterds" ("Sacanas Sem Lei"). 

Quentin Tarantino admitiu a relação entre os irmãos Vega e chegou a falar numa prequela. “Eu até já tinha um título. Ia-se chamar 'Double V Vega' e passar-se num período em que Vincent estaria em Amesterdão, a gerir um dos clubes de Marcellus Wallace. O Vic iria visitá-lo”, revelou o realizador no programa de rádio norte-americano "Opie and Anthony". 

Em "Pulp Fiction", Mia Wallace (Uma Thurman) é uma aspirante a actriz que, ao descrever a sinopse da série "Fox Force Five" (da qual fez o piloto), acaba por narrar um enredo muito parecido com o de "Kill Bill", levando os mais atentos a pensar que "Kill Bill" é um filme dentro de um filme (a par com "From Dusk Till Dawn" — "Aberto Até de Madrugada"). 

Nos filmes de Tarantino, são várias as cenas que traduzem uma adoração pela violência e falta de respeito pela vida humana — enquanto Butch (Bruce Willis) de "Pulp Fiction" está no táxi, depois de ter morto um homem, Esmeralda, a taxista, pergunta-lhe fascinadamente como é que ele se sente depois de ter feito o que fez; a isto, Butch reage sem qualquer tipo de remorsos. 

São muitos os rumores que circulam na Internet sobre o seu próximo filme, "Django Unchained" (estreia prevista em Portugal para 24 de Janeiro de 2013), na sua maioria os que afirmam que "Django Unchained" será um filme passado na realidade do universo, à semelhança de "Pulp Fiction", "Reservoir Dogs" e "Inglourious Basterds". Isto deve-se ao facto de existir uma cena no "trailer" que sugere a presença dos cigarros Red Apple, que acompanham a realidade do universo de Tarantino em muitos dos seus filmes. 

Sugerir correcção
Comentar