ZDB: Kim Gordon, Nite Jewel e documentários punk são os destaques de Julho

A baixista regressa a Portugal depois dos concertos em Lisboa e Porto com os Sonic Youth, em 2010, e vem acompanhada pela japonesa Ikue Mori

Foto
Dulce Fernandes

Kim Gordon, eterna baixista dos Sonic Youth, é o grande destaque do mês de Julho na Zé dos Bois (ZDB), que inclui mais 4 dias de concerto e a exibição de um ciclo de documentários sobre a música punk.

Às 22h00 do dia 31, Kim Gordon , a musa que com Lee Ranaldo e Thursten Moore formou o trio maravilha dos Sonic Youth, leva à ZDB uma parceria com a japonesa Ikue Mori.

A dupla partilha uma longa colaboração de 10 anos, com um álbum e várias actuações pelo meio. Kim Gordon regressa a Portugal depois dos concertos em Lisboa e Porto com os Sonic Youth, em 2010. Trocou o baixo pela guitarra e canta acompanhada por um experimentalismo rítmico que vem directamente do portátil de Ikue.

Está aberto o caminho para o improviso sem barreiras e para o desfilar de registos musicais completamente díspares. Quinta-feira, 26, a ZDB volta a ser a casa dos Nite Jewel, banda que deixou saudades depois da primeira passagem por Lisboa. Apesar de apresentar um registo algo diferente em relação ao ambiente “after-hours” que criou em 2009, espera-se muita energia dos americanos, que levam na mesma a bola de espelhos.

Entretanto, a 18 de Julho, sobem a palco os Al Madar, um quinteto formado no interior da New York Arabic Orchestra. O “ensemble” junta bateria, violino, guitarra e baixo, e é liderado pelo libanês Bassam Saba, conhecido virtuoso em vários instrumentos de origem árabe. O resultado? Três mil anos de tradição musical arábica de inspiração na “Big Apple”. E a maior parte disto tudo é improvisado, segundo a arte árabe do “taqsim”.

Destaque ainda para os concertos de dia 19, com a Nicotine’s Orchestra, um dos nomes da moda da cena pop-rock lisboeta (do Barreiro, para ser mais preciso, que apresenta um novo disco, “Gypsicalia”, e para o dia 15, quando vários músicos e amigos da ZDB se juntam num concerto de apoio a Tom Carter, uma das metades dos Charalambides e recentemente internado com uma pneumonia grave em Berlim.

No terraço, as noites estão entregues a David Markey Aproveitando as noites quentes de verão esperadas para o mês de Julho, a ZDB continua a apostar também na programação no seu terraço, com um ciclo ao ar livre.

Nos dias 5, 12 e 19 de Julho, o terraço está entregue à retrospectiva da obra David Markey, famoso documentarista que acompanhou as digressões de vários nomes da cena punk rock através da lente da sua Super 8.

Depois dos filmes que acompanham Sonic Youth e Black Flag, exibidos em Junho, seguem-se “Blast Off!” (sobre as Shonen Knife, as meninas bonitas do rock japonês), “The Slog Movie” (que acompanha a evolução do hardcore punk dos anos 80 em Los Angeles e Orange County) e “Cut Shorts”, que reúne várias curtas espalhadas pelos 30 anos de carreira do realizador. De referir ainda o prolongamento da exposição de Gonçalo Pena, “ATOL, Deuses Inúteis”, e da exibição dos filmes em 16mm de João Maria Gusmão e Pedro Paiva.

Sugerir correcção
Comentar