Mudança de marca do banco Montepio decidida até Março

Em causa está a "denominação" com que o banco se apresenta aos clientes e que poderá mudar para evitar confusões entre produtos financeiros da Caixa Económica e da Associação Mutualista Montepio Geral

Foto

A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) decidirá, até Março, sobre a mudança da sua marca, nomeadamente quanto ao nome que usa junto dos clientes para evitar confusões entre produtos do banco e da mutualista, disse à Lusa o presidente do banco.

"De acordo com a determinação do Banco de Portugal, há um plano a ser preparado e trabalhado. Até Março terá de ser tomada uma decisão em termos de marca", afirmou à Lusa Félix Morgado, presidente da CEMG, referindo que em causa está a "denominação" com que o banco se apresenta aos clientes e que poderá mudar para evitar confusões de produtos financeiros da CEMG e produtos financeiros da Associação Mutualista Montepio Geral.

O gestor afirmou que já várias acções foram concretizadas ao longo de 2017 para reforçar junto dos clientes bancários a diferenciação entre a Associação Mutualista Montepio Geral e a Caixa Económica Montepio Geral, incluindo a mudança de nome dos produtos e alteração de imagem dos balcões. A CEMG é detida na totalidade pela Associação Mutualista Montepio Geral.

Sobre notícias de que o banco Montepio tem vendido produtos da mutualista sem distinção clara de que não são depósitos, Félix Morgado não quis comentar.

Em causa está a obrigação de o Montepio distinguir bem para os clientes o que são produtos da Associação Mutualista Montepio Geral e os da Caixa Económica Montepio Geral. É que os da Mutualista, apesar de terem características semelhantes aos depósitos, não o são e não estão cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos em caso de perdas motivadas por problemas na instituição.

"O conselho de administração que estiver em funções [nessa altura] tem de fazer uma proposta ao accionista" sobre a mudança de marca, disse Félix Morgado, que está de saída do banco Montepio, onde será substituído por Nuno Mota Pinto.

Antes de decidir sobre a mudança de marca, a CEMG deverá levar a cabo estudos de mercado para saber quais as alterações que deve fazer para que continue protegido o valor da marca.

A Caixa Económica Montepio Geral anunciou hoje que conseguiu lucros de 30,1 milhões de euros em 2017, que comparam com os prejuízos de 86,5 milhões de euros de 2016.

Sugerir correcção
Comentar