Banco Montepio passa de perdas a lucros até Setembro

“Este é o terceiro trimestre consecutivo que a Caixa Económica tem resultados positivos, de acordo com o plano estratégico apresentado em 2015”, salienta Félix Morgado

Foto
Félix Morgado, presidente do banco Monjtepio LUSA/JOÃO RELVAS

A Caixa Económica Montepio Geral teve lucros de 20,4 milhões de euros até Setembro deste ano, o que compara com os prejuízos de 67,5 milhões de euros no mesmo período de 2016, divulgou o banco esta terça-feira, 24 de Outubro.

Nos primeiros nove meses do ano, o banco que pertence ao grupo Montepio conseguiu um produto bancário de 380 milhões de euros, mais 54% do que no mesmo período de 2016, com a margem financeira a subir 13,4% para 202,1 milhões de euros.

A contribuir para os resultados esteve ainda o corte dos custos operacionais, que desceram 17,6% para 206,8 milhões de euros, com os custos com pessoal a descerem 24% para 126,6 milhões de euros.

Na apresentação de resultados, Félix Morgado salientou ainda que, até Setembro, o banco contribuiu com 25 milhões de euros para fundos de resolução, de garantia de depósitos e contribuição extraordinária do setor bancário.

"Rentabilidade positiva, melhoria significativa em termos de resultado e, chamo à atenção, este é o terceiro trimestre consecutivo que a Caixa Económica tem resultados positivos, de acordo com o plano estratégico apresentado em 2015", disse o presidente do banco, Félix Morgado, citado pela Lusa.

Na apresentação aos jornalistas dos resultados da instituição, Félix Morgado recusou contudo comentar especulações sobre a sua eventual saída da liderança do banco Montepio.

"Não comento rumores nem especulações, muitas vezes quem fala não faz, muitas vezes quem fala não sabe fazer", disse Félix Morgado, questionado sobre notícias que dão conta da sua saída do banco Montepio, a que preside desde 2015.

O responsável afirmou que a sua equipa continua a cumprir a "execução do plano estratégico" delineado em 2015 e que está de momento a "discutir o orçamento e plano" dos próximos três anos.

Actualizado com afirmações de Felix Morgado sobre eventual saída do banco, às 19:40

Sugerir correcção
Comentar