Protecção Civil lança alerta para onda de calor

Perigo de incêndios muito elevado em quase todo o país.

Foto
mll miriam lago

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) lançou um alerta nacional devido à “massa de ar muito quente” que está a atingir o país, com especial atenção para “um cenário desfavorável em termos de incêndios florestais”.

Alertando que entre os dias 16 e 18, a temperatura máxima poderá atingir valores entre 40 e 43ºC nas regiões do interior e entre 35 e 39ºC nas regiões do litoral, a ANPC lança várias medidas preventivas para evitar incêndios florestais.

Por isso, lembra que não é permitida a realização de queimadas para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível muito elevado, que se verifica em vários pontos do país.

Não é também autorizada a realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos ou a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos.

Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes e fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem estão também interditados.

AANPC recomenda ainda especial atenção aos cuidados na área da saúde, com especial atenção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos e doentes crónicos, adaptando os comportamentos à situação em causa.

Sugerir correcção
Comentar