Um retrato desolador

São poucas as escolas em que pelo menos metade dos alunos tem percursos de sucesso.

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Um percurso directo de sucesso implica não se chumbar no secundário e ter positiva nos exames do 12.º ano Adriano Miranda

Pelo menos 50% sem chumbos? Só em 58 escolas...
Observando a percentagem de percursos directos de sucesso em cada escola, emerge um retrato desolador. Só 58 escolas secundárias (em 543 para as quais há dados) conseguiram que 50% ou mais dos seus alunos chegassem ao 12.º cumprindo dois requisitos: nunca ter chumbado no 10.º e 11.º e passar nos dois exames principais dos seus cursos.

Na escola da estreia do ministro, 95% não conseguem
No grupo das escolas públicas com menos alunos a ter percursos directos de sucesso no ensino secundário está a da Baixa da Banheira, Setúbal, o primeiro estabelecimento de ensino a ser visitado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão de Rodrigues, após tomar posse. Aqui, só 4,6% dos alunos conseguiram percursos directos de sucesso. No ano passado, o seu director explicou ao PÚBLICO que o fraco desempenho se deve, sobretudo, a uma população de alunos que, para além de grandes dificuldades socioeconómicas, tem um fraco domínio do português. A maioria vem de países africanos de língua portuguesa e ingressa nesta escola do distrito de Setúbal especificamente para concluir o secundário.

Na Infanta, em Coimbra, é a regra
Em apenas 22,1% das escolas do 3.º ciclo metade ou mais dos seus alunos têm um percurso directo de sucesso (não chumbar nem no 7.º nem no 8.º e ter positiva nos exames do 9.º). A Escola Infanta D. Maria, em Coimbra, é a pública que apresenta a maior percentagem de alunos a consegui-lo (98,8%).

Numa escola de Matosinhos, só 1,1% conseguem
No 3.º ciclo, uma das escolas que mais se destacam pela negativa volta a ser a básica Óscar Lopes, de Matosinhos. Só 1,1% dos alunos conseguem percursos directos de sucesso. Escolas com um perfil semelhante conseguem em média 12,7%. A escola não reconhece estes números, mas não adianta outros "dados pelo telefone", indicou a coordenadora deste estabelecimento que é um dos Territórios Escolares de Intervenção Prioritária (TEIP).

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