Compras com multibanco subiram 270 milhões no período de Natal

Cada compra custou 40 euros. Valor total dos levantamentos permaneceu quase idêntico.

Foto
O pagamento com cartões está a crescer Patrícia Martins

Os portugueses deram mais uso ao cartão. O valor das compras feitas com Multibanco durante o período festivo voltou a aumentar, seguindo a trajectória que já tinha sido registada nos últimos anos.

Segundo os dados divulgados nesta terça-feira pela SIBS, a empresa que gere a rede Multibanco, o valor das compras pagas com cartão subiu 6,6% entre 23 de Novembro e 3 de Janeiro, atingindo um total de 4375 milhões de euros, o que significa mais 270 milhões. No ano passado, num período muito semelhante, o montante já tinha subido 6%, para 4105 milhões. Em média, cada compra custou 40 euros (ligeiramente menos do que os 41 euros de há um ano).

Já o montante total do dinheiro levantado nas máquinas permaneceu quase idêntico ao que se verificou na anterior época festiva: 3299 milhões de euros. Cada levantamento teve um valor médio de 68 euros.

Os números reflectem uma tendência de desmaterialização do dinheiro, com as transacções em cartão a serem mais frequentes e com os retalhistas a disponibilizarem cada vez mais esta opção de pagamento. No terceiro trimestre, o número de terminais cresceu 6% face a 2014, ao passo que as caixas automáticas (frequentemente chamadas “caixas Multibanco”) estão a diminuir, tendo caído 3% naquele período.

Os valores das compras durante o período festivo – que são um indicador da propensão dos consumidores para gastarem dinheiro – foram publicados no mesmo dia em que o Instituto Nacional de Estatísticas revelou que o indicador de confiança do consumo continuou a diminuir em Dezembro, embora tenha atenuado a tendência de descida iniciada no mês anterior. Em Outubro, tinha atingido o valor mais elevado desde Abril de 2001.

Os dados da SIBS indicam ainda que as compras no comércio a retalho foram responsáveis por boa parte do aumento. No mês de Dezembro, este sector, que representou um terço do total das compras com multibanco, registou uma subida de 11,9% no valor total despendido. Já nos supermercados, o recurso ao cartão foi mais frequente do que em Dezembro de 2014, mas o valor gasto pouco subiu. Nos restaurantes e hotéis, a subida foi de 19,1%, para 286 milhões de euros.

Por outro lado, foi registada uma descida no valor das compras de combustível. Em termos de valor, o montante gasto nas gasolineiras recuou 6%, numa consequência da descida do preço dos combustíveis.

Foi mesmo com o Natal a bater à porta que muitas pessoas decidiram ir às compras. O dia com mais compras feitas com cartão multibanco foi o dia 23, quando foram feitos 4,351 milhões de operações. É, de resto, uma tradição natalícia: o mesmo tinha acontecido em 2014. Já no que diz respeito aos levantamentos, a antevéspera de Natal foi de grande actividade, com 1,625 milhões de levantamentos – mas não conseguiu bater o 10 de Julho, dia em que foi levantado dinheiro 1,813 milhões de vezes. 

Sugerir correcção
Comentar