Estradas e escolas encerradas devido à neve e ao mau tempo

As estradas na Serra da Estrela continuam encerradas. Em Montalegre e Castro Daire algumas escolas foram encerradas devido à queda de neve intensa.

Foto
Penhas da Saúde, Serra da Estrela, neste sábado Enric Vives-Rubio

A queda de neve intensa em Castro Daire e Montalegre levou ao encerramento de várias estradas e escolas nos dois concelhos. Também na Serra da Estrela foram encerrados troços de estrada, nomeadamente o que faz a ligação à Torre da Serra da Estrela. Durante esta terça-feira, à excepção de Santarém, Portalegre e Évora, todos os distritos de Portugal continental encontram-se sob aviso amarelo, devido a vento forte, agitação marítima ou queda intensa de neve, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Porto, Coimbra, Braga, Aveiro e Viana do Castelo encontram-se sob alerta amarelo devido à agitação marítima até às 18h de quarta-feira. 

As principais zonas afectadas pela queda de neve intensa no concelho de Montalegre são Pitões das Júnias e a estrada da fronteira com Espanha, que se encontra condicionada à circulação de veículos pesados. O agrupamento de escolas Dr. Bento da Cruz decidiu suspender as actividades lectivas a partir das 13h45 devido à intensidade da queda de neve no concelho. Por questões de segurança, o transporte escolar não se realiza na zona de Pitões das Júnias.

Também em Castro Daire fecharam três escolas básicas ao início da tarde, pelas mesmas razões. Segundo uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu, as escolas de Picão, Carvalhas e Mezio encerraram a partir das 12h “por precaução e as crianças foram transportadas para casa”.

Para além das escolas encerradas, três estradas encontram-se cortadas no distrito de Viseu: as estradas municipais 1053 (entre Felgueiras e Bigorne), 1168 (entre Várzea da Serra e Mezio) e 553 (entre Feirão e Resende).

Na Maia, o mau tempo provocou a queda de um muro e o aluimento de terras, atingindo duas viaturas. O incidente, que provocou estragos nos dois veículos que se encontravam estacionados, ocorreu na rua Maria Lina Alves Maia e foram mobilizados os bombeiros locais, assim como elementos da Protecção Civil.

Estradas na Serra da Estrela encerradas
A estrada Piornos-Torre-Lagoa Comprida, na Serra da Estrela, foi encerrada ao trânsito às 4h30 desta terça-feira devido à queda de neve, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

De acordo com a mesma fonte, o fecho da estrada nacional 338 abrange os troços 11, 12 e 13, entre Piornos e o cruzamento para a Torre, acesso à Torre e cruzamento da Torre para a Lagoa Comprida.

A mesma fonte adiantou ainda que pelas 5h30 foi também cortado o acesso da nacional 338 entre Loriga (Seia) e a Lagoa Comprida e também o troço número dois na Estrada Nacional 339, entre Lagoa Comprida e o Sabugueiro.

Às 13h desta terça-feira foi anunciado o encerramento de mais troços devido à queda de neve: o troço entre Sabugueiro e Gouveia, Gouveia/Penhas Douradas e outro em Manteigas. “Continua a nevar com intensidade e a cotas mais baixas, por isso não estavam reunidas as condições de segurança para a circulação”, refere uma fonte do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos. Estes troços foram reabertos às 16h50 de terça-feira.

Segundo a entidade, encontram-se no terreno cinco limpa-neves que têm feito trabalho de limpeza das vias desde que começou a nevar.

Sugerir correcção
Comentar