Há 149 vagas para vincular docentes do ensino artístico especializado

As portarias foram publicadas nesta quarta-feira e os concursos abrem nos “próximos dias”.

Foto
Ministério da Educação e Ciência garante que os alunos poderão permanecer nas escolas até às 17h30 Nelson Garrido

Há 149 vagas nos concursos de vinculação extraordinária para os docentes do ensino artístico especializado, que serão abertos “nos próximos dias”. De acordo com o Ministério da Educação e Ciência (MEC), as portarias, que regulamentam estes concursos, são publicadas nesta quarta-feira em Diário da República.

A intenção já era conhecida, embora o número de vagas anunciado tivesse sido ligeiramente inferior (130). Em nota enviada à imprensa nesta quarta-feira, o MEC explica que, do total de 149 vagas, 98 são para as escolas especializadas do Ensino da Música e da Dança (que, de uma forma geral, são os conservatórios) e 51 para a Escola Secundária Artística António Arroio (20), em Lisboa, e Escola Artística de Soares dos Reis (31), no Porto. No que respeita aos conservatórios de música e dança, são a Escola de Música do Conservatório de Lisboa e a Escola de Música do Conservatório do Porto que abrem o maior número de vagas - 30 e 19 lugares, respectivamente.

“A abertura destas vagas ocorre num momento em que o MEC se encontra em condições de permitir de forma sustentável o acesso dos docentes aos quadros destas escolas”, frisa a tutela.

O ministério esclarece ainda que “podem concorrer a estas vagas os docentes que estejam em exercício efectivo de funções à data de candidatura numa das escolas, tenham pelo menos cinco anos (1825 dias) de serviço efectivo docente” e “tenham prestado pelo menos três anos (1095 dias) sucessivos de serviço efectivo docente com horário anual e completo nas técnicas especiais nos últimos seis anos imediatamente anteriores à data de abertura do concurso”. Além destes requisitos, devem ter também avaliação mínima de Bom. “Os candidatos só podem concorrer ao estabelecimento onde leccionam à data da candidatura. Dado que um dos requisitos de candidatura é terem cinco anos de serviço, a todos estes docentes é dispensado o período probatório”, lê-se ainda na nota. Os efeitos deste concurso reportarão a 1 de Setembro de 2014.

Sugerir correcção
Comentar