Marisa Matias: “Não temos nenhum medo da palavra derrota”

Eurodeputada reconhece que não foi um bom resultado para o BE. Mas promete continuar a dar trabalho à direita no Parlamento Europeu.

Foto
Marisa Matias será a única deputada do Bloco em Bruxelas Miguel Manso

“Não foi um bom resultado”. Marisa Matias, cabeça de lista do BE às eleições europeias, reagiu assim nesta noite eleitoral aos primeiros resultados divulgados para o Parlamento Europeu. A eurodeputada, que deu como certa a sua reeleição, repetiu duas vezes que este “não foi um bom resultado” para o partido, que não consegue assim voltar a ocupar um segundo lugar em Bruxelas. Questionada sobre a derrota, afirmou: “Não temos nenhum medo da palavra derrota”. Logo de seguida, a cabeça de lista acrescentou que estas eleições se realizam num contexto europeu "muito difícil".

No Fórum Lisboa, transformado esta noite em quartel-general dos bloquistas, a eurodeputada atribuiu os maus resultados do partido ao surgimento de “forças políticas novas que ocuparam um espaço vazio”. 

“Há vários factores novos nestas eleições e penso que essa é uma das razões para não conseguirmos eleger um segundo eurodeputado. [Há] forças políticas novas que ocuparam um espaço vazio”, justificou.

Sem nunca referir os resultados da direita e a eleição de Marinho e Pinto ao Parlamento Europeu, Marisa Matias também olhou para a nova composição da Europa com palavras de apreensão. “Preocupa-nos muito o crescimento da extrema-direita na Europa”.

Numa declaração em que foi muito aplaudida, Marisa Matias prometeu continuar em Bruxelas "a lutar afincadamente contra as políticas de austeridade".

Sugerir correcção
Comentar