PSP inicia campanha sobre condução responsável nas semanas académicas

A Campanha 100% COOL começou esta segunda-feira no Porto e alarga-se a Braga, Coimbra, Lisboa, Faro e Évora durante o próximo mês.

Com as semanas académicas que ocorrem um pouco por todo o país em Maio, há que controlar os excessos cometidos pelos jovens em relação ao álcool. Assim, as Brigadas 100% COOL começam esta segunda-feira no Porto uma campanha de prevenção rodoviária destinada a jovens dos 18 aos 30 anos.

A Campanha 100% COOL resulta de uma parceria estabelecida entre a Associação Nacional de Empresas Espirituosas (ANEBE) e a PSP e a ideia é sensibilizar os jovens para o consumo moderado de álcool. A campanha de prevenção rodoviária existe desde 2002 e estará presente, durante todo este mês, em algumas cidades de norte a sul do país, começando esta segunda-feira no Porto e terminando dia 5 de Junho, em Évora.

Assim, durante as noites das semanas académicas, as brigadas da 100% COOL – constituídas por jovens – deslocam-se aos locais de diversão para sensibilizar os universitários para o consumo moderado do álcool. Através de testes de alcoolemia, os jovens serão premiados com um brinde simbólico se revelarem uma taxa de álcool no sangue de 0%. O secretário-geral da ANEBE, Mário Moniz Barreto, explica que com a recente parceria estabelecida com a Galp Energia serão “oferecidos brindes pensados para os jovens”.

Por outro lado, através do protocolo estabelecido com a PSP, os agentes vão também entregar prémios aos jovens sem álcool no sangue, nas operações STOP.  A finalidade é, através destas acções de sensibilização, prevenir para o comportamento responsável quando se vai conduzir. Mário Moniz Barreto explica ao PÚBLICO que esta “estratégia de redução de riscos é uma demonstração do compromisso social da ANEBE”.

O secretário-geral da ANEBE afirma que “os jovens portugueses têm dado provas de uma cidadania responsável” com “resultados francamente positivos”, revelando que nos últimos dez anos a sinistralidade rodoviária caiu em cerca de 50% na população geral e cerca de 70% nos jovens. Mário Barreto afirma que vai continuar a haver uma “aposta num serviço de colaboração com as entidades públicas e privadas para combater a sinistralidade”.

O 100% COOL é a campanha de prevenção rodoviária mais antiga junto dos estudantes universitários e conta com o patrocínio da Presidência da República, Ministério da Administração Interna, entre outras entidades. Para além desta iniciativa nas semanas académicas são realizadas também campanhas diversas vezes no Verão e em épocas festivas como o ano novo ou o carnaval, tendo sempre os jovens como foco principal. 


Texto editado por Ana Fernandes

 

Sugerir correcção
Comentar