Robert Mugabe toma posse para sétimo mandato no Zimbabwe

Oposição contestou reeleição do Presidente no poder há 33 anos. Tribunal Constitucional indeferiu queixa de fraude eleitoral.

Foto
Mugabe, de 89 anos, foi reconduzido como Presidente do Zimbabwe REUTERS/Philimon Bulawayo

O tribunal considerou que as eleições presidenciais de 31 de Julho decorreram de forma “livre e justa” e decretou que os resultados apurados eram “credíveis”. Mugabe, de 89 anos, obteve 61% dos votos, contra 34% de Tsvangirai.

A cerimónia de tomada de posse decorreu no estádio nacional de Harare, onde se concentraram milhares de apoiantes do Presidente, que beneficiaram de um dia de feriado para poder participar nas celebrações. Mas o seu adversário político, e outros membros do Movimento para a Mudança Democrática, recusaram estar presentes, denunciando o evento como “uma farsa”.

Os observadores enviados pela União Africana para acompanhar a votação também apontaram várias irregularidades no decurso da votação, mas acabaram por aceitar o resultado.

No seu discurso de posse, Robert Mugabe ignorou a contestação interna e usou um tom conciliatório ao referir que só que nas eleições é que “há competição, vencedores e vencidos”. “No Governo, não há competição, somos todos pelo Zimbabwe”, garantiu.

Sugerir correcção
Comentar