Concelho de Sátão regista dois dos incêndios activos no país

Chamas em zona florestal por controlar na localidade de Ponte Ferreira e de Vila Longa.

Foto
No final de segunda-feira, a protecção civil tinha contabilizado 224 incêndios PAulo Pimenta

O concelho de Sãtão, distrito de Viseu, tinha esta tarde dois incêndios florestais activos, um em Vila Longa e outro em Ponte Ferreira, localidades próximas.

O distrito de Viseu tem registado vários incêndios nos últimos dias. O fogo que deflagrou na tarde de domingo numa zona de floresta da localidade de Macieira, São Pedro do Sul, foi dado como controlado esta manhã. Também o fogo que lavrava numa zona de mato na localidade de Arnas, concelho de Sernancelhe, foi dado como dominado às 11h.

No mesmo distrito, no concelho de Sátão, que já tinha registado nos últimos dias um incêndio de grandes dimensões, do qual resultaram duas pessoas feridas – uma mulher com queimaduras graves e uma bombeira intoxicada por inalação de fumo –, as chamas regressaram. A Protecção Civil indica no seu site que o fogo, que teve início na tarde de segunda-feira, está a consumir uma área de mato entre Ponte Ferreira e Romãs.

O incêndio tinha pelas 14h uma frente activa, que 180 bombeiros, auxiliados por 52 veículos e quatro aviões, tentam dominar.

Um outro fogo deflagrou já esta terça-feira, no distrito do Porto. As chamas consomem uma zona de mato em Ribeira d'Além, concelho de Penafiel, desde as 11h50, mobilizando no seu combate 52 bombeiros, que contam com o apoio de 16 viaturas e um helicóptero.

Desde a meia-noite, a Autoridade Nacional da Protecção Civil já registou 98 incêndios florestais, sendo que pelas 14h estavam ainda oito activos.

Segundo o balanço diário avançado pela Protecção Civil, no final do dia de segunda-feira tinham ocorrido 224 incêndios, combatidos por mais de 6000 bombeiros e 1500 viaturas.

Esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 24 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Leiria, Guarda, Viseu, Coimbra e Porto sob risco máximo de incêndio devido à previsão de temperaturas acima dos 30 graus Celsius nestas regiões do país.

De acordo com o IPMA, para Lisboa prevê-se uma máxima de 33 graus Celsius, para Faro 29, no Porto 30, em Évora 37, em Beja e Castelo Branco 36, Vila Real e Portalegre 35, Bragança, Viseu e Braga 34, Funchal 28 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 25.

Acompanhe o trabalho especial do PÚBLICO sobre incêndios e florestas e consulte as previsões do site de meteorologia do PÚBLICO.

Notícia actualizada às 14h18: Concelho de Sátão regista mais um incêndio. No distrito do Porto, há registo de chamas numa localidade do concelho de Penafiel.

Sugerir correcção
Comentar