Incêndios em Viseu e Guarda dominados

Depois de um domingo marcado pelas chamas, que destruíram quatro carros de bombeiros, esta segunda-feira registaram-se três incêndios, entretanto dominados.

Os incêndios que estavam activos esta segunda-feira no distrito de Viseu na Guarda, mobilizando no terreno mais de 400 bombeiros, foram dados por dominados, segundo o balanço mais recente da Autoridade Nacional de Protecção Civil. As chamas lavravam desde a tarde de domingo, dia marcado pela destruição de quatro carros de bombeiros durante o combate a fogos nas localidades de Carvoeira e de Sanguinho.

Durante esta madrugada foram dados como dominados os fogos que tiveram início também este domingo em Quintã/Lufrei, no concelho de Amarante, distrito do Porto, e em Vila Longa, no concelho de Sátão (Viseu).

No incêndio em Sátão, uma mulher sofreu queimaduras graves, tendo sido transportada para o hospital de Viseu, confirmou à Lusa o Centro Distrital de Operações de Socorro. No mesmo concelho, uma bombeira recebeu assistência hospitalar depois de sofrer uma intoxicação por inalação de fumo durante o combate às chamas ao incêndio que se alastrou a Aguiar da Beira.

O site da Autoridade Nacional de Protecção Civil avança que ficou também dominado, às 08h54, o incêndio que deflagrou ontem, em Pinheiros, concelho de Tabuaço. No combate às chamas chegaam a estar 155 bombeiros, apoiados por 42 viaturas.

Ainda no distrito de Viseu, a Protecção Civil confirma que em Matancinha, concelho de Lamego, 39 bombeiros, apoiados por nove viaturas e um helicópetro, deram por dominado, pelas 09h30, um incêndio que consomia uma zona de mato desde as 17h30 de ontem. O fogo em Macieira, concelho de São Pedro do Sul, que lavrava com uma frente activa, já está resolvido.

No distrito da Guarda, outros dos incêndios mais graves que ainda se encontravam activos esta segunda-feira, na localidade de Esporões, concelho de Trancoso, foi dado por dominado pelas 10h. Mais de 130 homens estão no terreno, apoiados por 34 veículos e dois helicópteros.

Em nenhum dos três incêndios activos esta manhã houve perigo para as populações.

Estes fogos tiveram início no mesmo dia em que se registou a destruição de quatro veículos dos bombeiros. Durante o combate às chamas na localidade de Carvoeira, Penacova, dois carros de Penacova e outro de Vila Nova de Poiares arderam depois dos bombeiros terem ficado rodeados pelas chamas.

Duas horas depois destes casos, perto da localidade de Sanguinho, que chegou a estar cercada pelo fogo, houve outro carro de bombeiros da corporação de Brasfemes que ardeu.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 269 incêndios, que foram combatidos por 6.181 bombeiros, apoiados por 1619 veículos.

Risco máximo de incêndio em 26 concelhos
Para esta segunda-feira, prevê-se uma descida da temperatura mas os termómetros vão manter-se acima dos 30 graus Celsius. Segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são esperados 31 graus em Lisboa, Coimbra  e Guarda, 32 em Braga, 34 em Portalegre, 35 em Viseu e 36 em Bragança, Vila Real, Évora e Beja.

Devido a estas temperaturas, o IPMA indica que 26 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Guarda, Viseu, Coimbra, Aveiro e Porto apresentam esta segunda-feira risco máximo de incêndio.

O instituto informa ainda que todo o país, com excepção do Porto, Aveiro, Angra do Heroísmo e Horta, apresenta risco extremo ou muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O IPMA aconselha que se evite a exposição ao sol, prinicplamente crianças e idosos e recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar.

Acompanhe o trabalho especial do PÚBLICO sobre incêndios e florestas e consulte as previsões do site de meteorologia do PÚBLICO.

Notícia actualizada às 10h12: Incêndios activos esta manhã foram dados como dominados pelos bombeiros.

Sugerir correcção
Comentar