Portugueses em família com 35 a 54 anos são principais turistas do Alentejo

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O lazer e o descanso são as grandes motivações de quem viaja para o Alentejo Gonçalo Português

Estes dados constam do relatório do Estudo de Caracterização do Perfil do Visitante e Turista do Alentejo relativo ao ano de 2012, hoje apresentado numa unidade hoteleira de Évora.

A iniciativa enquadra-se no Observatório do Turismo do Alentejo, criado em 2011 pela Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo, e permite acompanhar a caracterização da procura turística na região.

Na sessão de hoje, onde foram divulgados os dados recolhidos com base nos inquéritos realizados no ano passado, foi também feita uma exposição comparativa com os dados obtidos em 2011, no âmbito do mesmo estudo.

“Em termos estruturais, a grande conclusão do estudo é a estabilidade dos resultados” no conjunto dos dois últimos anos, realçou José Santos Silva, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e coordenador da investigação.

No global, segundo José Santos Silva, o perfil do visitante do Alentejo é “relativamente equilibrado” entre homens e mulheres, com os portugueses a representarem 70,4% do volume de visitas, seguindo-se os espanhóis (13,5%).

Quem procura a região, acrescentou, fá-lo “com companhia”, pelo que “não se trata de um destino para se visitar de forma solitária”, e “o peso da família é importante”.

Além de 71,8% dos inquiridos ser casado ou viver em união de facto, os dados mostram que 77,6% das pessoas viaja preferencialmente com familiares e amigos ou em casal.

Os turistas entre os 35 e os 54 anos representaram 49,1% da procura turística, concluindo-se também que o turista do Alentejo, “talvez pelas características da oferta, tem determinado nível de habilitações”, isto é, 45% possui nível de instrução predominantemente do ensino superior, disse.

“O que quer dizer que é um turista informado, exigente, atento a todos os aspectos que têm que ver com a organização da oferta”, destacou José Santos Silva.

O visitante pernoita predominantemente na região (66%), entre os 3,5 e os 3,9 dias, sobretudo em alojamento colectivo, com destaque para as unidades hoteleiras, mas também em turismos rurais e parques de campismo.

“A maior parte das deslocações ocorre de forma não programada ou através do recurso à Internet”, referiu, explicando que os dados mostram que o turista, em especial o estrangeiro, “tem muita tendência para circular dentro da região e conhecer vários pontos”.

O lazer e o descanso são as grandes motivações de quem viaja para o Alentejo, mas os turistas escolhem ainda realizar visitas culturais e ao património natural, provar a gastronomia e vinhos e frequentar as praias.