Dívida pública da zona euro sobe para 90% do PIB

Foto
A dívida pública de Portugal subiu para 198,1 mil milhões de euros Foto: Thomas Peter/Reuters

A dívida pública dos países da zona euro continua a aumentar. No segundo trimestre, atingiu 90% do Produto Interno Bruto (PIB) do conjunto dos 17 membros da moeda única. Portugal teve uma das maiores subidas do nível da dívida pública, sobretudo devido aos empréstimos obtidos no quadro do programa da troika.

A tendência de crescimento da dívida pública na zona euro foi confirmada esta quarta-feira pelo organismo de estatística da União Europeia, o Eurostat, que aponta para uma subida de 88,2%, nos primeiros três meses do ano, para 90% no segundo trimestre.

De acordo com o Eurostat, a dívida pública de Portugal chegou a 117,5% do PIB, o que ficou a dever-se aos empréstimos recebidos no quadro do programa de assistência financeira acertado com a UE e o Fundo Monetário Internacional. Neste período, os empréstimos externos ascenderam a 14.900 milhões de euros.

Assim, no final de Junho, a dívida pública de Portugal subiu para 198,1 mil milhões de euros. A subida registada do primeiro para o segundo trimestre foi a terceira mais alta entre os países da União Europeia (de 5,6 pontos percentuais), a seguir à Grécia e a Chipre.

A Grécia continua a ser o país com o nível de dívida pública mais elevado (150,3% do PIB). A seguir está Itália (126,1%). E de seguida estão, tal como a Grécia, outros dois países sob intervenção externa: Portugal e Irlanda (111,5%).

A dívida pública subiu também no conjunto dos 27 países da UE, passando de 83,5% no primeiro trimestre para 84,9% do PIB.

Sugerir correcção
Comentar