TAP bate recorde de tráfego em Agosto

Foto
A TAP a atingir um resultado equilibrado no final do ano Foto: Nelson Garrido

A companhia aérea portuguesa registou um máximo histórico de 1,072 milhões de passageiros no pico do Verão. Este valor representa um aumento de 3% face ao mesmo período de 2011.

No passado mês de Agosto, a TAP transportou um total de 1,072 milhões passageiros, o que representa um aumento homólogo de 3%. Este resultado bate todos os recordes de tráfego alguma vez registados pela empresa.

No acumulado entre Janeiro e Agosto, a transportadora aérea assistiu a um aumento de passageiros no valor de 3,8%, contabilizando um total de 6,809 milhões.

Este aumento no número de passageiros foi influenciado especialmente pelas subidas registadas nas ligações aéreas à Europa (4,4%), África (9%) e Estados Unidos (25%).

A TAP afirma, em comunicado enviado às redacções, que espera, com estes resultados, vir “a atingir um resultado equilibrado no final deste ano, consolidando o bom desempenho dos últimos anos”.

Porém, a transportadora aérea portuguesa apresentou um resultado líquido negativo de 112 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que representa um aumento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Estes resultados foram justificados pelas greves ocorridas no início de 2012, com um impacto de 21,6 milhões de euros, e pelo aumento do preço dos combustíveis, que regista um agravamento de 20% face ao período homólogo.

Além disso, a TAP possui capitais próprios negativos no valor de 500 milhões de euros, devido à escalada do passivo. Será este o montante que o investidor que sair do processo de privatização da companhia terá de despender de imediato para assegurar a sua viabilidade financeira.

Tal como o PÚBLICO noticiou, o Presidente da República promulgou ontem o diploma que estabelece a venda da TAP, que o Governo quer concretizar até ao final deste ano.

Dos cerca de dez investidores que levantaram o memorando de informações preparado pelo Governo, apenas três avançaram com propostas não-vinculativas, sendo um deles o milionário colombo-brasileiro Germán Efromovich.

Sugerir correcção
Comentar