BES pretende vender 10 por cento no Saxo Bank

Foto
Sara Matos

O BES pretende alienar a participação de 10 por cento que tem no Saxo Bank, disse hoje o presidente do banco, Ricardo Salgado, reiterando que quer manter as posições na PT e na EDP.

“Quanto à alienação de activos na área financeira, temos programado os 10 por cento no Saxo Bank, dos quais cinco por cento estão no BES e outros cinco no Espírito Santo Financial Group”, disse Ricardo Salgado, na apresentação de resultados do banco referente ao primeiro semestre.

Já sobre a venda das participações que o banco tem na Portugal Telecom (PT) e na EDP, Salgado voltou a reiterar que não faz parte dos objectivos do banco desfazer-se dessas posições de 10,03 e 2,71 por cento no capital accionista da PT e EDP, respectivamente.

“Não gostaríamos de ceder ou vender as participações”, disse o banqueiro, que deu os “parabéns” à operadora móvel por ter mantido o seu rating inalterado pela agência de notação Moody’s.

A Portugal Telecom tem uma nota de Baa3 na Moody’s, dois níveis acima do da dívida da República Portuguesa.

“Esta é uma situação nunca vista em Portugal”, afirmou Salgado.

O banqueiro disse ainda que acredita no “grande potencial de recuperação” das acções da PT e da EDP.

No primeiro semestre deste ano, o BES vendeu a maior parte da sua posição no banco brasileiro Bradesco, ficando apenas com um por cento do banco brasileiro. Com a operação o banco aumentou o rácio core tier 1 para 8,2 por cento. Até final do ano, o banco tem de aumentar este rácio para os 9,0 por cento, tal como imposto pelo Banco de Portugal.

O BES divulgou hoje que fechou o primeiro semestre do ano com um lucro de 156 milhões de euros, o que representa uma descida de 44,7 por cento face a igual período de 2010.

Sugerir correcção
Comentar