Inflação sobe para 2,6 por cento em Março e aumenta pressão para subida de juros

Foto
Os preços continuam a subir na zona euro Nuno Ferreira Santos (arquivo)

A inflação anual na zona euro foi de 2,6 por cento em Março, superando pelo quarto mês consecutivo o objectivo do BCE e acrescentando assim pressão para uma provável subida das taxas de juro directoras.

Este valor segue-se a 2,4 por cento em Fevereiro, 2,3 por cento em Janeiro e 2,2 por cento em Dezembro, e o Banco Central Europeu (BCE) fez saber no início do mês que em Abril deveria aumentar as suas taxas de juro directoras, para tentar reconduzir a inflação anual da zona euro para dentro do seu objectivo – abaixo mas próximo de dois por cento ao ano.

Uma expectável subida dos juros directores não deverá fazer para já disparar as prestações dos empréstimos para níveis semelhantes aos anteriores à crise financeira de 2008, pois actual taxa directora encontra-se desde Maio de 2009 num nível historicamente baixo, de um por cento, mas acontecerá num momento muito delicado em Portugal, em que famílias e empresas enfrentam dificuldades crescentes.

O valor divulgado pelo Eurostat compara o nível médio de preços na zona euro este mês com o de Março de 2010, e resulta de uma estimativa rápida, motivo por que não contém dados desagregados por países ou por grandes componentes.

O Eurostat apresenta como inflação anual o que em Portugal se costuma apresentar como inflação homóloga, e que representa a variação de um nível de preços num dado período (neste caso, um mês) face ao mesmo período do ano anterior.

O valor hoje divulgado poderá ainda ser revisto, mas não de modo muito substancial, quando no dia 15 de Abril for divulgado o valor definitivo, sendo então conhecidos valores para cada país.

Notícia actualizada às 10h47
Sugerir correcção
Comentar