Bolsa: Lisboa no verde à espera de sinais da Nokia (actualização)

Foto
Hugo Castanho/PUBLICO.PT

A vertente accionista da Euronext Lisboa (EL) seguia em terreno positivo, apesar da fraca liquidez com os investidores a aguardarem pelos resultados trimestrais da finlandesa Nokia.

O índice PSI-20 avançava 0,18 por cento, para os 7702,44 pontos, com oito títulos inalterados, seis positivos e outros tantos negativos. A praça estava, às 09h26, a beneficiar dos ganhos da EDP, que recupera do deslize de ontem de 1,27 por cento, e do comportamento positivo dos títulos do BCP. As acções da eléctrica nacional transaccionavam-se a 2,35 euros, uma apreciação de 0,86 por cento (dois cêntimos), e os papéis do banco gerido por Jardim Gonçalves cresciam 0,25 por cento, para os 3,96 euros.

Com um comportamento negativo estão a Portugal Telecom e a sua subsidiária PT Multimedia. A primeira deslizava 0,23 por cento, para os 8,51 euros, enquanto que a segunda caía 0,25 por cento, para os 8,03 euros.

A liderar as quedas estão os títulos da Pararede, que hoje atingiram o mínimo do ano (42 cêntimos, uma desvalorização de 16 por cento), devido ao anúncio ontem da empresa de diminuir o seu capital social em 60 por cento para fazer face aos prejuízos acumulados. A redução do capital da empresa de 125.087.500 euros para 50.035.000 euros implica que cada acção ficará com um valor nominal de 40 cêntimos. Após uma interrupção das negociações do papel, a Pararede seguia, àquela hora, a cair dois por cento para os 49 cêntimos.

Ontem, a Bolsa de Nova Iorque fechou em queda após a divulgação dos maus resultados da IBM, da Pfizer e da Boeing e após o presidente da Reserva Federal norte-americana, Alan Greenspan, ter frisado que a retoma económia é ainda incerta. Hoje é a vez da Nokia apresentar os resultados relativos ao primeiro trimestre do ano, o que deverá acontecer às 10h00 de Lisboa (09h00 GMT).

Sugerir correcção
Comentar