Theresa May dá o tiro de partida para o "Brexit"

Primeira-ministra assinou esta terça-feira a carta que informa formalmente o presidente do Conselho Europeu da intenção do Reino Unido de deixar a União Europeia.

Carta assinada por May chegará esta quarta-feira às mãos de Donald Tusk
Fotogaleria
Carta assinada por May chegará esta quarta-feira às mãos de Donald Tusk Reuters/POOL
Fotogaleria
Reuters/POOL

A primeira-ministra britânica, Theresa May, assinou esta terça-feira a carta destinada ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, informando formalmente a intenção do Reino Unido de sair da União Europeia (UE). O documento será entregue pessoalmente a Tusk esta quarta-feira pelo representante britânico na UE, Tim Barrow.

Nove meses depois do referendo que ditou a saída do Reino Unido, vai ser assim accionado o artigo 50 do Tratado de Lisboa que inicia um processo de negociações entre as instituições europeias e os britânicos para conduzir o “Brexit”. O prazo máximo para se chegar a um acordo é de dois anos.

May vai também notificar formalmente os deputados britânicos. “Agora que a decisão de sair da UE foi tomada, é tempo de nos unirmos”, irá afirmar a primeira-ministra, segundo a Reuters. “Quando me sentar à mesa das negociações nos próximos meses, eu vou representar todas as pessoas em todo o Reino Unido”, dirá ainda Theresa May.

Depois de assinar a carta, a governante britânica falou com a chanceler alemã, Angela Merkel, sobre as conversações que se avizinham. Por seu lado, depois de receber a comunicação do Governo do Reino Unido, Donald Tusk irá enviar a todos os 27 Estados-membros da UE, num período de 48 horas, um rascunho com orientações para as negociações 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários