Milhares de pessoas retiradas de casa em Hanôver para desactivar bomba da II Guerra

É a segunda maior operação de sempre na Alemanha, depois de uma evacuação em Augsburgo, no Natal passado.

Foto
A operação envolve a retirada de 1/10 da população de Hannover Christian Charisius/Reuters (Arquivo)

As autoridades da cidade alemã de Hanôver vão retirar este domingo 50 mil habitantes para poderem inspecionar e desactivar cinco bombas que caíram durante a Segunda Guerra Mundial.

A cidade tem cerca de 500 mil habitantes, pelo que a operação vai afectar 1/10 de toda a população, tornando-se assim na segunda maior de sempre na Alemanha após o fim da guerra – entre os edifícios que vão ser evacuados estão sete lares, uma clínica e uma fábrica de pneus.

Os habitantes vão começar a sair às 9h da manhã de domingo e só deverão regressas às suas casas à noite. Terão de levar consigo medicamentos e desligar a electricidade e o gás das suas casas.

Para minimizar os transtornos, as autoridades prepararam dezenas de milhares de refeições que vão ser distribuídas gratuitamente e abriram as portas de museus, cinemas para crianças e eventos desportivos para que os habitantes da parte afectada da cidade possam passar o tempo.

Foram descobertas várias bombas largadas durante a Segunda Guerra Mundial ao longo dos últimos 72 anos, e a cidade de Hanôver foi uma das mais afectadas pelos bombardeamentos – só numa noite, a 9 de Outubro de 1943, os Aliados largaram 261 mil bombas sobre a cidade, matando 1.245 pessoas e deixando 250 mil sem casa.

A operação deste domingo em Hanôver é a segunda maior de sempre, depois da evacuação em Augsburg, no Natal passado. Dessa vez, 54 mil pessoas foram retiradas para que fosse possível retirar uma bomba descoberta durante a construção de um edifício.

Sugerir correcção
Comentar