50 mil alemães fora de casa devido a bomba da II Guerra

A maior operação de evacuação devido a um engenho explosivo desde 1945 está em marcha em Augsburg.

Fotogaleria
A cidade está a evacuar toda a área urbana que fique num raio máximo de 1,5km AFP/STEFAN PUCHNER
Fotogaleria
Zona de segurança criada em Augsburg AFP/TOBIAS HASE
Fotogaleria
A bomba terá chegado a Augsburg num raide aéreo britânico em 1944 Reuters/MICHAELA REHLE
Fotogaleria
Escolas e pavilhões desportivos foram preparados e abertos para receber habitantes deslocados AFP/TOBIAS HASE
Fotogaleria
É a maior evacuação do género na Alemanha desde 1945 AFP/TOBIAS HASE

Mais de 50 mil habitantes de Augsburg, cidade no sul da Alemanha, estão a ser retirados de suas casas, neste domingo de Natal, para que as autoridades possam neutralizar uma bomba de 1,8 toneladas de origem britânica, datada da Segunda Guerra Mundial, que foi descoberta durante umas obras. É a maior operação de evacuação urbana na Alemanha, desde o fim da II Grande Guerra, diz a BBC, justificada por uma bomba que não explodiu.

A estação de televisão britânica afirma que a bomba terá sido uma das que foram lançadas pela aviação britânica durante um raide aéreo em 1944, que destruiu a parte histórica de Augsburg. A polícia local não diz quanto tempo poderá demorar a operação posta em marcha neste fim-de-semana. 

A mesma fonte acrescenta que as autoridades decidiram reduzir os riscos ao mínimo, e evacuaram todos os lugares que fiquem num raio de até 1,5km do sítio onde a bomba foi encontrada por acaso. Para albergar tanta gente, a cidade preparou e abriu pavilhões desportivos e escolas – agora vazias devido às férias – para quem não tenha família ou amigos com quem ficar.

Nos últimos cinco anos houve diversos casos de bombas antigas por explodir que foram encontradas na Alemanha, país que foi alvo de imensos bombardeamentos durante aquele conflito. Em Maio de 2015, Colónia teve de retirar 20 mil pessoas para se poder remover uma bomba de uma tonelada. No dia 3 de Janeiro de 2014, um trabalhador morreu em Euskirchen, no estado federado da Renânia do Norte-Vestefália (o mesmo de Colónia), quando manobrava uma retroescavadora que inadvertidamente levou a bomba esquecida a explodir. O acidente fez feridos e estragos materiais, tendo a detonação sido sentida a um quilómetro de distância.

Em Dezembro de 2011, duas outras bombas da II Guerra Mundial foram desactivadas em Koblenz, sem problemas. Metade dos 45 mil residentes teve de deixar as suas residências durante a operação.

A 2 de Junho de 2010, três alemães morreram e seis ficaram feridos antes de se tentar desactivar uma bomba da II Guerra Mundial, de 500kg, na cidade de Goettingen. O engenho explosivo foi encontrado durante as obras de construção de um estádio e explodiu uma hora antes de se dar início à tarefa de remover a bomba em segurança. Algo que não chegou a acontecer. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários