Governo português lamenta "veementemente" declarações do Presidente da Guiné Equatorial

Vídeo de Teodoro Obiang Nguema declarou que quem mata duas ou três pessoas "não pode ficar impune com vida", embora tenha prometido à CPLP acabar com a pena de morte.

Foto
Teodoro Obiang está no poder desde 1979 Amr Abdallah Dalsh/REUTERS

O Presidente da Guiné Equatorial, declarou que quem mata duas ou três pessoas "não pode ficar impune com vida" e que aos delinquentes mais perigosos deste país membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) se devem "cortar os tendões" dos pés para que possam ser identificados mais facilmente pela população.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português reagiu a estas declarações, divulgadas no YouTube e lamentando "veementemente" as palavras de Teodoro Obiang Nguema. Representam uma "grave violação" dos direitos humanos, sublinhou à Lusa fonte oficial do ministério. 

A Guiné Equatorial aderiu à (CPLP) em julho de 2014, após anos como observadora associada, mediante um roteiro que estabelecia que o Presidente Obiang deveria abolir a pena de morte e introduzir o português como língua oficial.

Estas declarações de Obiang foram proferidas no III Congresso Extraordinário do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), que decorreu em Malabo de 10 a 12 deste mês. O vídeo foi revelado à Lusa pelo líder da Coligação Restauradora do Estado Democrático (Cored, oposição exilada em Paris), Raimundo Ela Nsang.

O responsável daquele partido da oposição, no exílio, considerou que Obiang, no poder desde Agosto de 1979, demonstrou não ter qualquer intenção de revogar a pena de morte. "Além de ser uma afronta à CPLP, constitui uma violação aos Direitos Humanos", frisou Raimundo Nsang, que está em digressão por vários países da Europa para apelar à comunidade internacional que exerça pressões diplomáticas para obrigar Obiang a abandonar o poder.

O ministério de Rui Machete afirmou que "Portugal continuará a procurar, quer através do diálogo bilateral quer no âmbito das estruturas da CPLP, que a Guiné-Equatorial respeite os princípios fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e não se afaste deles".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários