Fotojornalista norte-americano David Gilkey morto a tiro no Afeganistão

Considerado um dos melhores repórteres de imagem do mundo, David Gilkey fez carreira em alguns dos mais perigosos cenários de guerra.

O Afeganistão permanece altamente instável 15 anos após a intervenção norte-americana. Na imagem, o rescaldo de um atentado recente em Cabul.
Fotogaleria
O Afeganistão permanece altamente instável 15 anos após a intervenção norte-americana. Na imagem, o rescaldo de um atentado recente em Cabul. AFP/WAKIL KOHSAR
Fotogaleria
David Gilkey no Afeganistão a 29 de Maio deste ano Michael M. Phillips/Wall Street Journal/Handout via Reuters

O fotojornalista e videógrafo norte-americano da NPR David Gilkey foi morto este domingo, juntamente com o tradutor afegão Zabihullah Tamanna, quando realizava uma reportagem no sul do Afeganistão.

A informação foi avançada à Associated Press pela porta-voz da rádio norte-americana NPR Isabel Lara, que afirmou que os dois profissionais viajavam integrados numa coluna militar afegã quando o seu veículo foi atingido a tiro. Dois outros jornalistas da mesma estação que seguiam na mesma viatura escaparam ilesos.

David Gilkey era um fotógrafo de guerra experiente, tendo coberto conflitos no Afeganistão, Iraque e Gaza. Fotografou ainda o rescaldo do devastador sismo de 2010 no Haiti, a crise do Ébola na Libéria, a fome na Somália e o fim do apartheid na África do Sul.

A NPR recorda Gilkey como “um dos melhores fotojornalistas do mundo”. O norte-americano fora premiado com um Emmy em 2007 e o prémio George Polk em 2010, tendo ainda sido eleito fotógrafo do ano em 2011 pela Associação de Fotógrafos da Casa Branca.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários