Esquerda Unida aprova coligação com Podemos

A coligação deverá agora ser aprovada pelo Conselho Político.

Foto
Pablo Iglesias, líder do Podemos junta-se a Alberto Garzón, hómologo da Esquerda Unida DANI POZO/AFP

Os militantes e simpatizantes da Esquerda Unida aprovaram por larga maioria uma coligação eleitoral com o Podemos. Pablo Iglesias, líder do Podemos, e Alberto Garzón, líder da Esquerda Unida unem forças na corrida às eleições legislativas, no próximo dia 26 de Junho. Seis meses depois de ainda não terem conseguido chegar a uma solução governativa, os espanhóis voltam às urnas. A coligação, validada com 84,5% votos a favor, aguarda agora a aprovação do Conselho Político. A decisão acontecerá este sábado, escreve o El País.

 

 

 

“Aprova uma coligação eleitoral com o Podemos e outras forças antes das eleições em 26 de Junho?”. Esta foi a pergunta colocada aos 22 mil militantes e 50 mil simpatizantes da Esquerda Unida. No entanto, apenas 28% dos inquiridos respondeu à pergunta enviada pelo partido. Por isso, algumas vozes mais críticas defendem a repetição do referendo quando forem conhecidos mais pormenores sobre o acordo de coligação, que até agora tem sido celebrado de uma forma discreta.

Dentro do partido, chega a voz da eurodeputada Paloma López, que acredita que a taxa de participação foi baixa porque os militantes “não quiseram votar num cheque em branco para formar a coligação com o Podemos, pois não compreenderam quais os termos dessa negociação”.

Alberto Garzón, líder da Esquerda Unida, afirmava em vésperas da votação: “Na Esquerda Unida nunca descartamos nenhuma consulta de nenhuma natureza”. No entanto, essa hipótese foi afastada através da secretária de Comunicação do partido, Clara Alonso, quando foram conhecidos os resultados desta quinta-feira. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários