Chineses ofendidos com conversa entre Trump e Taiwan? "Eles que se 'lixem'", diz assessor

Assessor de Donald Trump diz que não lhe "interessa" se telefonema entre o Presidente eleito dos EUA e a líder de Taiwan possa ter sido mal recebido por parte da China.

Foto
Este tratou-se do primeiro contacto conhecido entre um Presidente (ou Presidente eleito) dos EUA com um líder de Taiwan desde 1979 Reuters/CARLO ALLEGRI

O assessor económico de Donald Trump, Stephen Moore, afirmou numa entrevista a uma rádio local, e citado pela CNN, que não lhe interessa o que pensa a China sobre o telefonema do Presidente eleito dos EUA à líder de Taiwan.

“Taiwan é nossa aliada. É um país que apoiamos porque eles acreditam na liberdade. Nós apoiamos o nosso aliado, se a China não gosta disso, eles que se ‘lixem’”, afirmou Moore.

A conversa entre Trump e Tsai Ing-wen tratou-se do primeiro contacto conhecido entre um Presidente (ou Presidente eleito) dos EUA com um líder de Taiwan desde que Washington quebrou a relação diplomática com a ilha, em 1979, apoiando a política de “uma só China”.

“Eu adoro o facto de Trump ter feito isso [ter entrado em contacto com a Presidente de Taiwan]”, admitiu o assessor do futuro Presidente dos EUA, afirmando ainda que as pessoas se mostraram preocupadas pela possibilidade de os chineses se sentirem ofendidos. E sobre isso diz: “Não me interessa se insultámos os chineses”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários